ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Prédio do semiaberto de adolescentes vai virar sede de batalhão da PM

Aline dos Santos e Ítalo Milhomen | 09/02/2011 09:00
Prédio fica na rua 26 de Agosto.(Foto: João Garrigó)
Prédio fica na rua 26 de Agosto.(Foto: João Garrigó)

Alugado pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) para funcionar como “semiaberto” de adolescentes, o imóvel na rua 26 de Agosto, em frente ao Mercadão Municipal, em Campo Grande, será transformado na sede do 1º Batalhão da PM (Polícia Militar), que atende as regiões do Centro, Imbirussu e Lagoa.

A mudança de planos para o prédio foi anunciada hoje pelo comandante da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos, e trouxe alívio aos comerciantes. Acompanhado por oficiais do 1º batalhão, o comandante foi ao local para tomar posse. “O prédio é da PM. Dentro de 15 a 20 dias estaremos aqui”, garante.

A instalação do regime semiaberto na rua 26 de Agosto, próximo ao local chamado de Cracolândia devido ao intenso comércio de drogas, foi criticada pelo juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude, Danilo Burin, e por comerciantes.

A categoria havia agendado um protesto na manhã desta quarta-feira, mas foi surpreendida pelo anúncio de que o imóvel será batalhão da polícia. Ontem, o governador André Puccinelli (PMDB) determinou a instalação de uma base da PM em frente ao Mercadão.

O comandante da PM afirma que já havia solicitado um espaço na região central. Atualmente, a sede do 1º BPM fica localizada na Vila Sobrinho, próximo à avenida Júlio de Castilho. Por turno, 120 policiais vão ficar na nova sede. “Vamos combater tráfico de drogas e prostituição nas ruas 26 de Agosto, 7 de Setembro e 15 de Novembro”.

Comandante da PM foi a local e anunciou nova sede de batalhão. Comerciantes tinham anunciado protesto para hoje.
Comandante da PM foi a local e anunciou nova sede de batalhão. Comerciantes tinham anunciado protesto para hoje.

A mudança na utilização do imóvel foi comemorada pelos comerciantes. “É bem melhor. Aqui não seria o local adequado [para o semiaberto]”, afirma Canuto Barcelos de Souza, de 48 anos, que é dono de uma vidraçaria na rua 7 de Setembro.

“Será muito bom para a região”, salienta Junior Noco, proprietário de uma casa de embalagens na rua 26 de Agosto. “Ficamos sabendo no fim da tarde de ontem. Mas não tínhamos certeza”. Na dúvida, o comerciante, ao lado do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), distribuía panfletos contra a instalação do semiaberto para adolescentes.

Na semi-liberdade, os adolescentes têm que retornar diariamente e dormir na unidade. O contrato do imóvel vale por um ano, com valor de R$ 30 mil.

O imóvel locado pela Sejusp tem uma ante-sala, quatro salas, sala de jantar, dois quartos, uma suíte, dois banheiros, copa e cozinha, dois depósitos, uma lavanderia e um banheiro.

Nos siga no Google Notícias