ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Prefeitura pede mais um mês de prazo para fazer proposta a professores

Natalia Yahn e Antonio Marques | 15/03/2016 11:35
Professores foram recebidos pelo prefeito na manhã desta terça. (Foto: Divulgação)
Professores foram recebidos pelo prefeito na manhã desta terça. (Foto: Divulgação)

Com a promessa, da Prefeitura, de suspender o questionamento feito ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) sobre a Lei Municipal n° 5.411/2014 e pedido de prazo de 36 dias – até 20 de abril – para apresentar índice dos reajustes salariais de 2015 e 2016, os professores da Reme (Rede Municipal de Educação) terminaram no fim da manhã desta terça-feira (15), o protesto em frente a Prefeitura de Campo Grande.

As duas propostas negociadas entre a ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) e o prefeito, Alcides Bernal (PP), foram apuradas pela reportagem do Campo Grande News. Ambas só serão apresentadas aos professores durante reunião da categoria, marcada para acontecer às 14 horas.

O presidente da ACP, Lucílio Nobre, os vereadores Eduardo Romero (Rede) e Luiza Ribero (PPS), deixaram a reunião sem dar detalhes sobre a negociação. “De certa forma encaminhou uma proposta, andou. O diálogo avançou e a categoria vai decidir. Não posso adiantar nada antes de apresentar a proposta aos professores”, disse o sindicalista.

“Considero a conversa positiva. Houve uma proposta concreta”, afirmou a vereadora. Os secretários municipais que participaram da reunião também não adiantaram a proposta feita pela Prefeitura.

Porém, o Campo Grande News confirmou que a categoria saiu do encontro com Bernal já com as propostas para serem discutidas. Além da suspensão do estudo da lei municipal o prefeito também pediu prazo, até o dia 20 de abril, para apresentar o índice de negociação dos reajustes salariais referentes aos anos de 2015 e 2016.

A suspensão do pedido de análise da lei feita ao TJMS na época da administração de Gilmar Olarte (PP) pode ser feita por uma das partes, quando há negociação para solucionar o impasse. Porém caso o acordo não aconteça o TJMS pode continuar com o julgamento da ação.

Pedido - Atualmente a categoria pede um reajuste de 13,01% relativo ao ano de 2015 e 11,36%, deste ano, somando um total de 24,37% e de acordo com o sindicato, não serão aceitas propostas abaixo desse índice. Além disso, a paralisação, determinada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), tem como objetivo a garantia dos direitos da classe e o aumento do piso salarial.

Nos siga no Google Notícias