ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Prefeitura reconhece diminuição de 30% dos leitos do SUS na Capital

Vinícius Squinelo | 23/01/2014 20:23

Após denúncias de falta de vagas nos hospitais de Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) reconheceu a diminuição de 30% dos leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade, mas alega que a situação é a mesma em todo o País. A pasta ainda afirmou que acompanha de perto a situação, e possui convênios com hospitais.

Segundo a Sesau, em nota oficial, a equipe da secretaria realiza frequentes visitas aos hospitais credenciados, com objetivo de apoiar a gestão de leitos, compra de leitos de UTI da rede privada, além de diversas outras ações.

A pasta ainda alegou manter constante contato com o setor de regulação de vagas, para o encaminhamento de quem realmente necessita de leitos.

Ontem (23), O Campo Grande News voltou a denunciar a falta de vagas em hospitais de Campo Grande, que deixa pacientes em estado grave internados e agonizando em alas improvisadas nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento_ e Centros Regionais de Saúde. Cerca de 50 pacientes, incluindo-se alguns em coma, aguardam a abertura de vaga em hospitais e sob risco de morte.

Só na UPA do Bairro Coronel Antonino, na saída para Cuiabá, nove pacientes, sendo cinco na linha amarela (menos grave) e cinco na vermelha (gravíssimo), estão internados em estado grave.

Veja a nota da Sesau na íntegra – “A Secretaria Municipal de Saúde Pública - Sesau esclarece que realiza frequentemente visitas aos hospitais credenciados principalmente para as seguintes finalidades: apoio na gestão dos leitos, compra de leitos de UTI em rede privada, implementação do atendimento nos hospitais credenciados por meio de disponibilização de médicos cirurgiões da Rede, além de manter contato permanente com o setor de regulação para apoio nos encaminhamentos que efetivamente caracterizem a necessidade dos leitos em Campo Grande.

Vale lembrar que a Sesau possui convênios com os hospitais para a oferta de leitos.

Além disso, a Sesau está em fase de implantação do processo de melhoria dos leitos de retaguarda que se encontram nas UPAs.

Nos últimos sete (07) anos houve uma diminuição de 30% dos leitos do SUS em todo o Brasil, inclusive em Campo Grande”.

Nos siga no Google Notícias