ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Sem comprovar eficiência, máquina que suga mosquitos continua em testes

Natalia Yahn | 06/04/2016 12:14
Máquina que suga Aedes pode mudar de endereço pela quarta vez, na próxima semana. (Foto: Natalia Yahn / Arquivo)
Máquina que suga Aedes pode mudar de endereço pela quarta vez, na próxima semana. (Foto: Natalia Yahn / Arquivo)

Ainda sem eficiência comprovada, a máquina Mosquito Magnet, que promete sugar a fêmea do Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya –, continua a ser avaliada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e pode ter os testes prorrogados pela segunda vez. A previsão é de que o aparelho, testado em três lugadores diferentes, seja instalado em um quarto local a partir do dia 13 de abril.

A captura dos mosquitos ainda não atendeu a expectativa. “Até que capturou bem, foi razoável, mas pra gente não seria tão bom. Foram 40 a 50 mosquitos por duas semanas, precisamos analisar e ter mais uma localidade para garantir a eficácia”, afirmou o gerente técnico da Secretária, Paulo Silva de Almeida.

Também existem problemas relativos a manutenção, de responsabilidade da empresa que ofereceu o Mosquito Magnet para os testes. “Precisamos do produto que atraí o mosquito, que é uma pastilha e tem validade por um mês. Sem ele não tem como dar continuidade. É a empresa que fornece, assim como o gás (de cozinha)”, disse.

O equipamento foi instalado no dia 23 de fevereiro no pátio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), em Campo Grande, e a primeira prorrogação por mais 22 dias só termina na próxima semana. A partir daí a máquina poderá passar por novo testes durante mais duas semanas. “Vamos pedir para a empresa que cedeu o equipamento, que fique por 15 dias em outro local, para termos uma avaliação mais completa em outro ponto da cidade”.

Desde que começou a ser testada a máquina já passou por três locais em diferentes regiões da Capital. Além do CCZ, na Vila Ipiranga, o aparelho já esteve também no pátio da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), na Vila Sobrinho e há sete dias está em um prédio do Governo do Estado, na saída para Cuiabá. “Por questões de segurança, mantivemos o equipamento na Funasa após sair do CCZ. E agora está no almoxarifado central, que é do Estado”, afirmou Almeida.

A previsão é de que o equipamento continue em testes e os dois possíveis lugares para instalação seriam o prédio da SES – que já havia sido cotado para receber o equipamento no dia 8 de março – e ainda um lugar na área central da cidade. “Ainda não definimos, vamos estudar onde seria melhor”, explicou o gerente da Secretaria.

A continuidade dos testes é por conta da baixa captura dos mosquitos. “Vamos avaliar se o local interfere ou não no resultado. Através dessa pesquisa vamos apontar vários fatores para termos certeza concreta e absoluta se a máquina é eficaz ou não. Não pegou o esperado, por isso vamos continuar avaliando”, explicou o coordenador Estadual de Controle de Vetores, Mauro Lúcio Rosário.

Histórico - O aparelho já passou por balanços no dia 24 de fevereiro - um dia após começar a funcionar - e também no dia 3 de março. Na primeira avaliação o aparelho não tinha funcionado satisfatória, e “engoliu” alguns poucos mosquitos.

O funcionamento do aparelho, pelo menos até o dia 20 de abril, é para confirmar a eficácia prometida pelo Instituto Seiva Brasil – com sede na Capital –, que atua na área de inovações tecnológicas, responsável pela apresentação do Mosquito Magnet e também por outra armadilha, “Flying Insect Trap”.

Funcionamento – O Mosquito Magnet, que “engole” o Aedes, custa aproximadamente R$ 10 mil e o “Flying Insect Trap” R$ 600. Os dois equipamentos funcionam de formas parecidas atraindo a fêmea do mosquito. Mas enquanto o primeiro usa ácido lático – composto orgânico produzido pelo corpo humano – para atrair o vetor, o outro utiliza uma lâmpada e também ondas sonoras (perceptíveis apenas para o mosquito).

Apenas a fêmea hematófaga – que se alimenta de sangue –, é atraída pelo composto utilizado na máquina, que imita o suor humano. Os dois aparelhos são fabricados nos Estados Unidos, precisam ser instalados de forma fixa (o “Flying” ao abrigo da chuva) e ter manutenção semanal para continuar operando com eficácia.

O Magnet, que suga o inseto, tem abrangência de 4 quilômetros e promete “atrair e matar mosquitos”. Para funcionar o aparelho precisa de um botijão de gás de cozinha e quatro pilhas grandes. Caso aprovado ele poderá ser instalado em lugares de grande circulação de pessoas como escolas, creches, postos de saúde e até mesmo estádios.

Já o “Flying” tem eficácia de apenas 100 metros, e é mais indicado para ser usado em residências. A empresa Mosquitron, responsável pela importação dos equipamentos, deverá disponibilizar mais um lote com 2,7 mil unidades da armadilha doméstica nos próximos dias.

Nos siga no Google Notícias