ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Trote e "bebedeira" às 9h marcam início do ano letivo da UFMS

Aliny Mary Dias | 19/02/2014 10:39
Estudantes ergueram brinde antes das 9 horas desta quarta-feira (Foto: Cleber Gellio)
Estudantes ergueram brinde antes das 9 horas desta quarta-feira (Foto: Cleber Gellio)

Parte da tradição para quem ingressa no Ensino Superior, os trotes são comuns na volta às aulas das universidades. Na manhã desta quinta-feira (19), quem passou pela região da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) se deparou com filas de acadêmicos sujos, agachados e a famosa “bebedeira” em bares da região.

Antes das 9 horas já era possível encontrar grupos de acadêmicos em bares localizados na Rua Trindade. Muitos aparentando já ser acadêmicos aplicando trote e outros calouros levados até o local.

Na Avenida Costa Silva, pelo menos durante o período que a reportagem permaneceu no local, não houve o famoso pedágio, ação proibida por lei em que os estudantes são orientados a pedir dinheiro aos motoristas.

Muitos jovens sujos, com o corpo pintado e até cobertos por uma camada de farinha misturada com ovo. Já na região dos bares da Rua Trindade o cenário era outro. Mais de 100 estudantes reunidos erguendo brindes com corpo de cerveja e gritando frases proferidas pelos veteranos.

Calouros são conduzidos por veteranos durante trote (Foto: Cleber Gellio)
Calouros são conduzidos por veteranos durante trote (Foto: Cleber Gellio)

Na calçada de um dos estabelecimentos, cinco alunos estavam ajoelhados, sujos e bebidas eram oferecidas. No entanto, ao avistar o carro da reportagem, os estudantes se dispersaram.

Outro lado – Enquanto as ações consideradas “imorais” por alguns são registradas fora da universidade, há um esforço por parte da instituição para realizar uma recepção saudável aos acadêmicos.

O início da manhã contou com café da manhã levado pelos veteranos, apresentações culturais e o decorrer do dia terá debate entre os calouros e acadêmicos.

Nos siga no Google Notícias