ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Casal homoafetivo pode ser chamado de família, defende Dom Dimas

Arcebispo não considera nem a união homoafetiva e nem a estável matrimônio

Juliene Katayama e Aline dos Santos | 18/02/2015 18:54
Dom Dimas também cobra do Estado criar estrutura para salvar as famílias (Foto: Alcides Neto)
Dom Dimas também cobra do Estado criar estrutura para salvar as famílias (Foto: Alcides Neto)

Diante das maneiras como os lares estão sendo constituídos nos dias de hoje, o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa defende o casal homoafetivo como família com algumas restrições. Apesar de demonstrar abertura para o tema, ainda não enquadra a união de duas pessoas do mesmo sexo no sacramento do matrimônio.

“Se existe um casal homoafetivo que vive a fidelidade, o amor, o respeito, no sentido mais amplo pode ser chamado família, mas não é o sacramento do matrimonio”, afirmou Dom Dimas no lançamento da Campanha da Fraternidade para fortalecer a Pastoral da Criança.

O arcebispo critica a condução que o Congresso tem dado em relação às relações homoafetivas por causa de um projeto de lei no Senado para criminalizar a homofobia, “mas era de um teor tão agressivo”.

“Se eu tenho um seminarista e ele arranja uma namorada, e eu desligo porque não vive o celibato, eu posso ser chamado de retrógrado. Mas se eu descubro que aquele seminarista está namorando um rapaz e tendo relações homossexuais, e eu o mando embora porque ele não estaria vivenciando o celibato e a castidade, eu poderia ser preso”, exemplificou o arcebispo.

Dom Dimas disse ainda que apenas a união estável entre homem e mulher não é a mesma situação da união homoafetiva, ou seja, não é considerada matrimônio. “União estável de um homem e uma mulher com vista a constituição da prole, portanto, no atual estado de reflexão, não damos nome de matrimônio. A união homofeativa, não é propriamente matrimônio”, ressaltou.

Aborto – Dom Dimas defende a criação da Secretaria da Família para tratar de assuntos como o aborto. Na opinião dele, “o serviço público precisa de estrutura para salvar a vida das pessoas”. “Não aborta porque quer. Muitas fazem por pressão, pressão do namorado, dos pais, avós: ou tira a criança ou não entra em casa”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias