ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Casas de prostituição já funcionavam há 10 anos

Redação | 15/04/2010 11:15

Durante 10 anos as duas casas de prostituição, alvo da Polícia Federal nesta quinta-feira, funcionavam em Paranaíba e Aparecida do Taboado com adolescentes de 6 estados brasileiros: Pará, Tocantins, Maranhão, Ceará, São Paulo e Bahia:

A prisão do primeiro envolvido no esquema, nesta manhã, em Araguaína (TO), revelou que o esquema de aliciar meninas e jovens começou antes de 2000. Não foi divulgado nenhum dos nomes de nenhum dos seis presos até agora, o último há cerca de uma hora.

A operação Ateneia (deusa grega virgem) é resultado da denúncia de uma mãe, moradora de bairro pobre de Araguaína, que em junho de 2009 procurou a Polícia desesperada depois do sumiço da filha, de 16 anos.

Segundo ela, a menina foi contratada para trabalhar em casa de família, em Mato Grosso do Sul, mas desapareceu. Meses após a investigação ter começado, a garota conseguiu escapar da casa de prostituição e contou detalhes sobre o esquema.

"Aqui a desigualdade social é muito grande, a economia é baseada em pecuária de corte, e tem muito dinheiro nas mãos de poucos. As pessoas acabam aproveitando dessa miséria", relata o delegado da PF em Araguaína, Gustavo Almeida Bubolz.

Na manhã de hoje, além das prisões, foram apreendidos documentos e computadores nas duas casas de Mato Grosso do Sul e em dois bordéis das cidades mineiras de Uberlândia e Frutal.

As adolescentes encontradas foram encaminhadas para Conselhos Tutelares e devem retornar aos estados de origem. A maioria tem 16 anos e saiu de famílias muito pobres, diz o delegado.

Ele descreveu as casas de prostituição como "inferninhos", bordéis de periferia, em locais insalubres.

O balanço da operação só será divulgado no fim da tarde. Ainda falta cumprir um mandado de prisão.

Nos siga no Google Notícias