ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Com grande vantagem, Paulo Passos vence eleição para comandar o MPE

Paulo Yafusso | 01/04/2016 19:08
O procurador Paulo Passos venceu com grande vantagem, e agora só espera pela nomeação (Foto: Fernando Antunes)
O procurador Paulo Passos venceu com grande vantagem, e agora só espera pela nomeação (Foto: Fernando Antunes)

O procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos venceu a disputa para assumir a PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça), em substituição a Humberto de Matos Brittes. Ele obteve 164 votos, contra os 57 computados para o procurador Gilberto Robalinho. O número de abstenções foi de 9. Como o voto é obrigatório e pessoal, os que não participaram são os que estão de férias ou de licença para tratamento de saúde.

A votação foi concentrada na sede da PGJ, e por isso os promotores de outras cidades do Estado tiveram que vir à capital para votar. Pelas regras, na segunda-feira o resultado será entregue ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que tem 15 dias para decidir se respeita a vontade dos integrantes do MPE (Ministério Público Estadual) e nomeia o vencedor, ou optar pelo segundo colocado. Nas eleições anteriores, o mais votado foi nomeado titular do PGJ pelo governador.

Pela regra a eleição seria para a elaboração de uma lista tríplice, com os 3 mais votados. Mas neste ano apenas Paulo Passos e Gilberto Robalinho registraram candidatura. O novo procurador-geral de Justiça será empossado no dia 6 de maio, para cumprir mandato de 2 anos. Ele pode se reeleger apenas uma vez. Só participam da eleição os procuradores, situação que pode mudar a partir do próximo pleito, já que tramita na Assembleia Legislativa um PEC (Projeto de Emenda à Constituição), que permite o promotor se candidatar.

O MPE vai passar ainda por mais um processo de escolha interna. Será para a vaga do ex-procurador de Justiça Paulo Alberto de Oliveira, que em fevereiro foi empossado desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. O prazo para que os promotores se inscrevessem para tentar a promoção para procurador venceu nesta sexta-feira.

Nos siga no Google Notícias