ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Com incêndios rurais controlados, MS cede brigadistas

Redação | 22/08/2010 14:47

Os 35 brigadistas do Prev Fogo de Mato Grosso do Sul embarcaram às 14h de hoje em direção à região norte do País para ajudar no combate a incêndios.

Eles vieram dos municípios do interior de carro e se encontraram na Base Aérea de Campo Grande, de onde saiu o avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

Chefe de proteção ambiental do Corpo de Bombeiros e responsável pelo treinamento dos brigadistas, o major Francisco Vieira da Costa explica que o Estado cedeu o grupo para reforçar o trabalho no norte porque os incêndios rurais em MS, que são atendidos por eles, estão praticamente controlados.

Tirando os 35 brigadistas que foram para RO, ainda restam 52 disponíveis para atender ocorrências no Estado.

Eles estão distribuídos em brigadas nos municípios de Jateí, Aquidauana, Miranda, Corumbá e Porto Murtinho. A previsão é de que retornem em 15 dias.

Contratados pelo Governo Federal para desenvolver atuação temporária no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) durante o período da seca, os brigadistas passaram por um treinamento de uma semana.

Essa é a primeira missão deles fora do Estado. O grupo irá desembarcar em Porto Velho e de lá seque para a cidade de Cujubim, onde são intensos os focos de incêndio.

Parceria - No ano 2000 foi criado um Comitê Estadua de Prevenção a Incêndios e em 2006 começaram a ser treinados os brigadistas.

Apesar de eles atuarem especificamente na zona rural, em alguns casos os profissionais se deslocam para cidades vizinhas à da brigada de origem, para ajudar no combate a incêndios.

Na última semana, a brigada de Jateí foi a Dourados reforçar o atendimento a uma ocorrência de incêndio em terrenos baldios.

Nos siga no Google Notícias