ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Com radioterapia em crise, MPF convoca pacientes

Redação | 28/10/2010 14:09

O MPF (Ministério Público Federal) está convocando doentes com câncer em Campo Grande que estejam se sentindo prejudicados pelas dificuldades de tratamento radioterápico para procurar o órgão. As informações obtidas pelo MPF indicam que a fila de espera na cidade tem 166 pessoas aguardando tratamento.

Além disso, conforme o MPF divulgou, todo mês são feitos de 20 a 60 novos pedidos de tratamento de radioterapia. Com a convocação, o órgão pretende conhecer o tamanho real do problema e subsidiar uma eventual ação na justiça para assegurar o tratamento às pessoas que precisam dele.

Com o feriadão, os pacientes devem procurar o órgão a partir da próxima quarta-feira, quando o atendimento será retomado.

O MPF cobra da Prefeitura de Campo Grande e do Governo do Estado a estruturação da radioterapia na rede pública de saúde, que atualmente não oferece o tratamento em nenhuma instituição do estado.

A decisão de convocar os pacientes foi anunciada segunda-feira em reunião com representantes das Secretarias de Saúde estadual e municipal. Eles informaram ao procurador regional dos Direitos do Cidadão, Felipe Fritz Braga, que a solução emergencial é o aumento do repasse de dinheiro público à única clinica particular que aceita novos pacientes para tratamento de radioterapia em Campo Grande.

O MPF suspeita que os números sobre a doença no estado possam ser ainda maiores, já que prefeituras do interior estariam enviando os doentes para tratamento em outros estados.

Onde é feito Além da clínica Neorad, oferecem o tratamento de radioterapia os Hospitais do Câncer - em Campo Grande - e Evangélico - em Dourados. Os três são particulares, embora os dois hospitais sejam filantrópicos e atendam pelo SUS.

A administração do Hospital do Câncer informou ao MPF que não pretende ampliar o atendimento à população, alegando que o aparelho de radioterapia tem limitação no horário de funcionamento.

"O paciente oncológico que precisa de radioterapia no Sistema

Nos siga no Google Notícias