ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

De pichação até ser assaltado 25 vezes, morador cobra e PM faz ação

Graziela Rezende | 31/10/2013 11:16
Moradores fizeram inúmeras reivindicações. Foto: Cleber Gellio
Moradores fizeram inúmeras reivindicações. Foto: Cleber Gellio

Moradores do Jardim Los Angeles e entorno cansados do alto índice de roubos, vandalismo, pichações e até da presença de usuários de drogas apresentaram, em reunião hoje de manhã (31), o cansaço e a insatisfação com onda de violência na região. Eles tiveram a oportunidade de falar diretamente com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, que ouviu as dezenas de reclamações e prometeu uma ação enérgica no combate ao crime a partir de amanhã, 1° do mês de novembro.

“A situação que estamos vivendo aqui não é vida. E quem sente isso na pele sou eu, que sofri 25 assaltos e não vejo mais a presença constante de viaturas. Só quem tem um revólver apontado para a cabeça, que pode disparar a qualquer momento, sabe do que estou falando. O Estado tem uma arrecadação, inclusive para segurança, então esse é um basta e queremos uma solução das autoridades”, fala, emocionada, a empresária Darlene Santana Barbosa, 52 anos.

Sobre a avenida dos Cafezais, onde recentemente ocorreu uma morte por imprudência no trânsito, eles consideram “semelhante ao autódromo”. “Perdi clientes assíduos e que eram meus amigos pessoais por conta de acidentes nesta avenida. Eram pessoas idôneas, trabalhadoras, mortas por conta de embriagados e também pessoas que saem para fazer desordem”, afirma Barbosa.

Dono de uma barbearia no bairro Mário Covas há quatro meses e morador da região há seis anos, Jadson Yamasaki, 31 anos, diz ser testemunha da falta de policiamento e descaso na área da saúde. “As autoridades estão deixando muito a desejar na região. Durante o dia, aparentemente há tranquilidade, porém a noite evito até ir à pizzaria, aonde ia frequentemente, por conta de assaltos”, comenta Yamasaki.

Outra reivindicação, de quem percorre as ruas do Los Angeles como agente comunitária de saúde, é da Neide Zaguini Coelho, 56 anos. “Está ocorrendo há dois meses, na rua Afonso Celso, um baile funk que está tirando o sossego de todo mundo que trabalha e precisa descansar. Acontece aos sábados e a algazarra é enorme, com adolescentes usando drogas, pessoas embriagadas quebrando os comércios próximos e o 190 nunca manda ninguém”, fala Coelho.

A funcionária pública aposentada Luzimar Gonçales Vargas, 61 anos, fala que, não só pelo barulho, o baile funk também traz a presença de vândalos para a região. “É um perigo chegar um pouco mais tarde em casa, porque os carros ficam na frente, impedindo a passagem e qualquer discussão acaba em tiros. Não era assim há três anos, quando a presença da PM era constante, porém acabou a paz e os marginais estão voltando”, lamenta Vargas.

Nas vias principais, eles pedem redutores de velocidade, algo que eles garantem já ter sido solicitado em 10 ofícios enviados à prefeitura. Já a diretora da escola Valdete Rosa, no Jardim das Meninas, pediu um maior policiamento no horário de entrada e saída dos alunos, para diminuir o índice de roubos.

Força-tarefa – De acordo com as reivindicações, o Coronel David prometeu atender aos moradores. “Vamos fazer uma ação ostensiva da Polícia Militar no local, com planejamento. Sobre o bailes funk, algo que sou contra, temos que entender que existe primeiro uma autorização prévia para o funcionamento, então iremos tentar exigir as documentações para impedir festas ao ar livre”, comenta o comandante.

Sobre o grande número de usuário de drogas, muitos são “conhecidos” da Polícia. “Muitas vezes nosso militares levam um usuário para a delegacia e ele não permanece preso. Não é culpa da Polícia, nem do delegado, mas de uma lei frouxa que não mantém presas estas pessoas, gerando o consumo desenfreado e, em consequência, os furtos e outros crimes”, finaliza.

Comandante ouviu reivindicações e fará ação no bairro. Foto: Cleber Gellio
Comandante ouviu reivindicações e fará ação no bairro. Foto: Cleber Gellio
Policiamento ostensivo será realizado. Foto: Cleber Gellio
Policiamento ostensivo será realizado. Foto: Cleber Gellio
Nos siga no Google Notícias