ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Empregos

Cuidado com a estética é sim, essencial, alertam especialistas

Liana Feitosa | 07/09/2014 09:59

Cursos e experiência profissional não bastam na hora de buscar sucesso profissional. Fatores externos, como o cuidado com a estética, que reflete em "boa imagem", podem causar impactos decisivos na hora do empregador assinar uma contratação. O alerta  é da psicóloga Márcia Fachini, especialista em Gestão Estratégica em Recursos Humanos.

"A partir do momento em que uma pessoa disponibiliza o currículo, ela se torna uma figura pública porque está colocando a imagem dela no mercado. Por isso, a partir desse momento ela precisa ter uma percepção mais aguçada sobre quais atitudes e posturas precisará ter", aconselha a psicóloga.

Para a especialista, procurar uma oportunidade profissional é colocar-se em uma vitrine, por isso, é preciso ter atenção dobrada e muito cuidado pessoal. "O candidato precisa trabalhar a própria imagem de forma que ela o impulsione para novas oportunidades. Ela conta muito e é muito legal e gostoso ver alguém cheiroso, alinhado no ambiente de trabalho", afirma.

Boa impressão - São justamente os interessados em uma chance de recolocação no mercado de trabalho que precisam reforçar a atenção acerca do assunto. Pelo menos essa é a dica dada por todos os entrevistados pelo Campo Grande News para essa matéria. Na opinião deles, a imagem apresentada a empregadores é o cartão de visita na conquista de uma nova oportunidade.

"Eu estava procurando uma auxiliar administrativa para a loja. Uma candidata, quando chegou aqui, ficou constrangida e disse: 'desculpa ter vindo assim para a entrevista, eu não sabia que essa loja era desse jeito'", conta Gisele Pereira, gerente de uma loja de alto-padrão de Campo Grande. "No entanto, independente do nível do estabelecimento, a partir do momento em que a pessoa agenda uma entrevista de emprego, ela precisa estar atenta à aparência. Isso é fundamental", alerta.

Em loja, além de uniforme, maquiagem e cabelos bem cuidados são indispensáveis. (Fotos: Marcelo Victor)
Em loja, além de uniforme, maquiagem e cabelos bem cuidados são indispensáveis. (Fotos: Marcelo Victor)

Incentivo - A inadequação da imagem apresentada pelo profissional acaba gerando prejuízo na busca por um emprego. Por isso, essa questão é uma preocupação constante na vida dos advogados. A Caams (Caixa da Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul), inclusive, criou um convênio com lojas e vários estabelecimentos comerciais para atender esses profissionais e estimular neles o cuidado pessoal.

Os cerca de 11 mil advogados do Estado têm acesso ao programa Anuidade Zero, tornando-se consumidores em potencial de todo tipo de produto e serviço, inclusive, cosméticos, roupas e calçados.

Anualmente, o advogado paga uma taxa para ter acesso a descontos especiais. Ao comprar em uma loja credenciada, é possível ganhar desconto no produto adquirido ou "baratear" a taxa de anuidade do programa. "Temos advogadas que ganham tantos descontos devido ao uso frequente do benefício que chegam a não precisar pagar a taxa de anuidade", explica Denise Tiosso, presidente da Caams.

Para Denise, incentivos como esses são importantes porque apresentar uma boa aparência é fundamental. "Estar sempre alinhado e vestido adequadamente transmite credibilidade, confiança e segurança. Tudo isso faz parte da nossa postura e a postura passa, ou não, segurança para o cliente", esclarece.

Preocupada justamente com a imagem transmitida ao cliente é que Luciana Nogueira, proprietária de uma ótica no centro da cidade, é insistente com as funcionárioas. "Quando o cliente vê que o cabelo da funcionária está meio desarrumado, que ela está sem maquiagem, talvez seja até inconsciente, mas o cliente não sente muita confiança. Por isso, fico no pé delas e sempre falo: 'cadê o batom?'", conta.

Para psicóloga, candidatos a vaga de emprego são como figuras públicas. (Foto: Marcelo Victor/ Arquivo)
Para psicóloga, candidatos a vaga de emprego são como figuras públicas. (Foto: Marcelo Victor/ Arquivo)

Confira a dicas profissionais da especialista em RH Márcia Fachini:

- Procure saber qual tipo de roupa é usado pelos funcionários da empresa na qual você é candidato e procure se adequar a isso.

- Esteja sempre antenado no negócio para o qual você está se candidatando, procure saber qual o tipo de postura dos funcionários do lugar.

- Calça rasgada dificilmente está de acordo com o ambiente no qual você pretende trabalhar.

- Na entrevista, vá com os dentes escovados e não masque chicletes em hipótese alguma. É uma atitude desrespeitosa.

- Banho tomado é fundamental. Candidato que vai até à empresa cheirando mal porque parece que não usou desodorante é algo comum e muito desagradável.

- Existem rapazes que vão para a entrevista com camisetas super apertadas, mas dificilmente essa é a roupa mais adequada para a conquista de uma vaga.

- Não use calçados que mostrem os dedos, como sandálias e chinelos. É melhor ir de tênis do que com os pés à mostra.

- O tênis deve ser evitado ao máximo, a não ser que a sua vaga seja para um loja de esportes, por exemplo.

- Mulheres: é melhor ir com as unhas sem esmaltes do que ir com esmaltes descascados. Isso demonstra desleixo.

- Mulheres: não há necessidade de saltos muito altos. Não use sandálias rasteiras também. Opte por sapatilhas ou sapatos com pequeno salto.

- Não apareça com a barriga de fora, decote muito evidente ou saia curta. Quanto mais elegante, melhor.

- Às vezes é melhor ir toda de preto do que errar numa combinação. O preto é sempre elegante.

- Seja vaidosa, use maquiagem. Pode ser maquiagem leve, mas use. Esteja sempre com um brilho nos lábios. A maquiagem deixa nossa aparência mais positiva.

Nos siga no Google Notícias