ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Empregos

Presidente sanciona com vetos lei que altera regras do seguro-desemprego

Viviane Oliveira | 17/06/2015 10:08

A presidente Dilma Rousseff sancionou, com vetos, a lei que torna mais rígidos os critérios de acesso ao seguro desemprego, seguro defeso e abono salarial. A sanção foi publicada hoje (17) no Diário Oficial da União.

A presidente manteve a mudança feita pela Câmara dos Deputados que reduziu de 18 para 12 meses de trabalho o período de carência para o pedido do primeiro seguro-desemprego e de 12 para 9 nove, no segundo pedido de auxilio.

Quanto aos vetos, um diz respeito à carência para pagamento do abono salarial. O texto aprovado pelo Senado pedia três meses para que o interessado tivesse direito ao benefício, mas a presidente Dilma alega que houve acordo durante a tramitação para que o assunto seja tratado pelo Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social. Com isso, continua valendo o prazo mínimo de apenas 30 dias.

O outro veto trata das regras do seguro desemprego para o trabalhador rural. Para a presidente, há tratamento diferenciado para quem atua no campo e quebra de isonomia em relação aos trabalhadores urbanos. Hoje, a presidente deve sancionar a Media Provisória, que trata da concessão de pensão por morte e de auxílio doença. (Com informações do site Senado Notícias e Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias