ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Fenômeno El Niño volta e tira força do inverno, que será mais chuvoso

Edivaldo Bitencourt | 21/06/2014 10:20
Crianças brincam em canteiro da Afonso Pena na manhã deste sábado (Foto: Marcos Ermínio)
Crianças brincam em canteiro da Afonso Pena na manhã deste sábado (Foto: Marcos Ermínio)

Após o frio mais intenso dos últimos 38 anos, Mato Grosso do Sul terá um inverno menos seco e mais quente. Segundo a prognóstico, a estação, que começou oficialmente às 6h57 de hoje (21), será marcada pela volta do El Niño, que significa menino e denomina o fenômeno de aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico.

Graças a este fenômeno, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Clima, do Tempo e Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), as frentes frias não avançam com força em Mato Grosso do Sul, o que reduzirá a intensidade do frio.

Segundo a coordenadora do Cemtec/MS, Cátia Braga, as chuvas vão se concentrar na região sul do Estado, mas deverão ocorrer acima da média em todas as regiões do Estado. Desde maio, Campo Grande já vem registrando chuva acima da média histórica.

No ano passado, cidades sul-mato-grossense registraram o frio mais intenso desde 1975. Em agosto, os moradores de Bela Vista enfrentaram temperatura mínima de -2,5º C, a mais baixa do inverno em 2013.

No entanto, o frio não deve se repetir neste ano. Devido ao fenômeno El Niño, as massas de ar polar chegarão ao Estado com menos força neste ano. Na região do Pantanal, as temperaturas ficarão de dois a três graus acima da média histórica.

Geralmente, a estiagem começa em maio e segue até setembro. Neste ano, as chuvas devem continuar no inverno e acima da média histórica. Na Capital, deve chover acima da média em julho e agosto.

Ipês rosa dão um colorido especial para a nova estação na Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Ipês rosa dão um colorido especial para a nova estação na Capital (Foto: Marcos Ermínio)

Fim de semana – O tempo segue firme e sem previsão de chuvas para este fim de semana. O frio perde força com a chegada do inverno e as temperaturas seguem em elevação, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em Mato Grosso do Sul, a mínima hoje foi de 12,4º C, segundo o Inmet. Na Capital, o frio foi um pouco menor, com a menor temperatura de 16,5º C.

No entanto, os termômetros vão marcar entre 14º C e 32º C. Podem ocorrer chuvas isoladas na região sul. Na segunda-feira, chuvas isoladas voltam a ocorrer no sul e sudoeste do Estado, com as temperaturas oscilando entre 15ºC e 33º C.

Na Capital, a mínima passa de 15º C, previsto para hoje, para 18º C amanhã e segunda-feira. A máxima na cidade pode chegar a 30º C.

Frio não será intenso neste ano. Em 2013, temperatura em MS foi a menor em 38 anos (Foto: Marcos Erminio)
Frio não será intenso neste ano. Em 2013, temperatura em MS foi a menor em 38 anos (Foto: Marcos Erminio)
Nos siga no Google Notícias