ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Índios e governo federal se reúnem novamente em Brasília na próxima semana

Viviane Oliveira | 13/06/2013 14:57
Na próxima semana terá outro encontro entre lideranças indígena e governo federal. (Foto: divulgação)
Na próxima semana terá outro encontro entre lideranças indígena e governo federal. (Foto: divulgação)

Na próxima semana, as lideranças indígenas e o governo federal voltarão a se reunir para discutir as disputas fundiárias em Mato Grosso do Sul. Ontem (12), indígenas e governo tiveram a primeira reunião em tom conciliatório para encontrar uma solução para os conflitos de terra entre índios e produtores rurais no Estado.

No encontro lideranças indígenas foram recebidas pelos ministros da justiça, José Eduardo Cardozo, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams. Parlamentares da bancada federal do estado também estiveram presentes.

O senador Delcídio Amaral (PT), disse que há um consenso de que é necessário indenizar as áreas destinadas à criação de terras indígenas e o governo está buscando alternativas para chegar a uma solução definitiva para os conflitos.

De acordo com o senador, existe previsão orçamentária de R$ 50 milhões para indenizações em 2013. “Essa é uma solução ampla, que não envolve só as lideranças indígenas, os produtores, o governo estadual e o governo federal. É mais complicada, envolve o Judiciário”, diz.

Até lá, será mantida a ocupação da Fazenda Buriti, onde o terena Oziel Gabriel foi morto. Apesar da ocupação, a situação na Fazenda Buriti está menos tensa. Desde a semana passada, 110 homens da Força Nacional de Segurança estão na região para conter os conflitos entre os índios e fazendeiros.

No último dia 30, Otoniel Gabriel, de 35 anos, morreu durante reintegração de posse da fazenda Buriti.

Nos siga no Google Notícias