A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

23/03/2015 16:53

Após acordo com MP para venda de pescado, prefeitura anuncia Festa do Peixe

Festa não aconteceu em 2014 após o MP vetar venda de peixe vivo; neste ano pescado será comercializado abatido e resfriado

Helio de Freitas
Promotor Luiz Camacho Terçariol (à esquerda) com o prefeito de Dourados durante assinatura de TAC garantindo a Festa do Peixe (Foto: Divulgação/A. Frota)Promotor Luiz Camacho Terçariol (à esquerda) com o prefeito de Dourados durante assinatura de TAC garantindo a Festa do Peixe (Foto: Divulgação/A. Frota)

Após um ano sem acontecer devido à determinação do Ministério Público impedindo a comercialização de pescado vivo, a tradicional Festa do Peixe volta a ser realizada na próxima semana em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Ao anunciar a volta da festa, a prefeitura da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul informou também que o evento será em outro local, no Parque Ambiental Rego D’Água, região sul da cidade. Até 2013 a festa ocorreu no Parque Antenor Martins, na região oeste.

Veja Mais
Pesquisa inédita no país vai traçar em 2 meses produção de peixes no Estado
Pesquisa do IBGE inclui levantamento sobre espécies de peixes em MS

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) garantindo a realização da festa foi assinado nesta segunda-feira entre o prefeito Murilo Zauith (PSB) e o promotor de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol. A festa começa na terça-feira, dia 31, e segue até domingo, 5 de abril, preservando a tradição de ser realizada na Semana Santa.

No ano passado o prefeito cancelou a festa após a proibição de venda de peixe no local. Segundo ele, não faria sentido realizar a festa sem poder comercializar o pescado produzido em Dourados diretamente à população. Através da assessoria da prefeitura, o promotor disse que o TAC assinado hoje garante a festa nos anos seguintes se todos os quesitos estabelecidos forem cumpridos.

Pelo acordo com o MPE, a 11ª Festa do Peixe vai vender pescado fresco, que será abatido pelos produtores em um frigorífico particular, com serviço de inspeção. O peixe será vendido resfriado, para preservar as características naturais do alimento. Serão disponibilizados peixes de quatro espécies: pintado, tilápia, pacú e catfish. A venda começa na terça, dia 31, e segue até sexta, dia 3.

Além da comercialização de peixe, a festa terá campeonato de pesca, shows, praça de alimentação, feira de verduras e legumes da agricultura familiar e atrações esportivas e culturais.

“Dourados é uma das melhores cidades do Brasil para a criação do peixe em cativeiro devido aos bons índices de insolação e PH da água. Estamos trabalhando para concluir o frigorífico e fechar o ciclo da produção”, disse o prefeito. Iniciada há vários anos, a obra do frigorífico está parada, aguardando liberação de recursos federais.

A inscrição para o torneio de pesca custa R$ 10 e pode ser feita na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, na Avenida Weimar Tores, 1.680-B, no centro.

Festa do Peixe deste ano será no Parque Ambiental Rego D’Água, na região sul de Dourados (Foto: Divulgação/A. Frota)Festa do Peixe deste ano será no Parque Ambiental Rego D’Água, na região sul de Dourados (Foto: Divulgação/A. Frota)
Pesquisa do IBGE inclui levantamento sobre espécies de peixes em MS
A partir da próxima quarta-feira (14), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começa o levantamento da PPM (Pesquisa Pecuária Munic...
Carreta da Justiça realiza 368 atendimentos na terceira etapa do projeto
Em oito dias de atendimentos da Carreta da Justiça em Taquarussu - município localizado a 332 km de Campo Grande -, o projeto do TJ-MS (Tribunal de J...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions