A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

17/12/2013 14:56

Após anúncio de "morte coletiva", TRF suspende reintegração em Japorã

Mariana Lopes

O presidente do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª região, desembargador Newton De Lucca, suspendeu, no início da tarde desta terça-feira (17), a liminar de reintegração de posse das propriedades rurais de Japorã que estão ocupadas pelos índios guarani-kaiowá desde outubro deste ano.

Veja Mais
Para produtor, "morte coletiva" é truque de índio para pressionar juiz
Após 4 ordens de despejo, índios anunciam "morte coletiva" em Japorã

Na semana passada, os indígenas afirmaram em carta que iriam resistir à reintegração e anunciaram até "morte coletiva". No total, a invasão foi em 14 áreas, sendo 7 fazendas e 7 propriedades menores.

“A comunidade recebe a notícia com bastante alegria, essa terra já é declarada como indígena, tem estudo de identificação, perícia judicial, estamos mais confortáveis agora”, afirma o advogado dos guarani-kaiowá, Luiz Henrique Eloy.

Segundo o advogado, a suspensão judicial é uma vitória para a comunidade indígena. “Caiu a liminar e vão ficar na posse, enquanto isso, o processo vai tramitar normalmente, até o final da demarcação, e os índios continuam lá, na terra que é deles”, pontua Eloy.

Na carta divulgada pelos índios, não havia menção a suicídio, mas à intenção de o grupo, estimado em 4 mil pessoas, ficar na terra até a morte. Os guaranis também explicam que deram início a um ritual religioso raro que diz respeito a despedida da vida da terra.




Os índios só não mortos porque isso chamaria demais a atenção dos Direitos Humanos e da mídia internacional, e não por medo da justiça.
Outra coisa: quando o Brasil foi encontrado pelos portugueses, os índios viviam em todo o território nacional e não apenas na Amazônia.
Acho interessante as pessoas dizerem que "índio tem que viver como índio, caçar e pescar para comer" e coisas do tipo, porque são pessoas de mentalidade tão retrógrada, que não se dão conta de que as coisas evoluem e os índios também querem conforto, trabalho, renda e todos os luxos da vida moderna.
Antes de falarem, conheçam a realidade de uma aldeia primeiro, em vez de tomarem por verdade absoluta o que sai na TV.
 
Mériele Oliveira em 19/12/2013 08:34:22
Sabe o que me deixa indignada? A GENERALIZAÇÃO.
Minha bisavó tem 108 anos e é índia. Da penúltima vez que a a visitei, a encontrei na lavoura, colhendo feijão. Da última, estava faxinando a casinha dela, sozinha, sem a ajuda de pessoa alguma.
Tenho uma tia avó, que também é índia e tem um canavial, de onde ela tira o sustento da família dela (filhos, netos que também trabalham fazendo rapadura, melado e outros derivados da cana), de sol a sol.
Desde minha infância, sempre vi minha bisa e minha tia avó trabalhando, ralando, plantando, cuidando da lavoura, do canavial, produzindo para vender na cidade, cuidando das galinhas, porcos e outros animais que elas criavam. Esse é o meu referencial indígena, do qual sinceramente me orgulho.
Nem todos os índios são preguiçosos. Lembrem-se disso!
 
Mériele Oliveira em 18/12/2013 11:05:57
Pergunto por que o não indio quer casa ??????não indio quer casa e não planta?Para os indigenas suas terras,são suas casas, terra é local de moradia dos aldeiados, assim como não indios, os indigenas tem direito de ocupar sua terra do jeito que achar melhor, não indio quando tem sua casa ninguém fica dando opinião, planta isso , faz aquilo, a casa é da pessoa e pronto, assim como as terras indígenas são dos indios e pronto, cada um cuida de seu patrimonio, e outra tem várias aldeias dentro do estado, inclusive região do buriti que tem roças maravilhosas, plantam e dividem com a comunidade, aldeias na região de miranda com projetos de roça comunitária, projetos esses maravilhosos, e que tem sido colocado em prática.
 
WEINER BONDARCZUK em 18/12/2013 08:20:52
A culpa de tudo isso é do Governo Federal que ainda não demarcou as terras indígenas, faz quase 30 anos que a Constituição foi promulgada e nada ainda. Este é o Brasil, o país da ineficiência pública e o país da corrupção.
 
Atila da Silva em 18/12/2013 07:55:21
Estou devendo para o banco, se a justiça der ganho de causa para o banco e eu ameaçar o suicídio coletivo da minha família, será que que ela vai recuar da decisão? JUSTIÇA BRASILEIRA VERGONHA NACIONAL. Covardes, será que se fosse ao contrário e os ruralista, que produzem neste país sem vergonha, ameaçassem suicídio essa droga de justiça ia refugar? E pensar que eu trabalho feito o cão para pagar salário dessa corja toda, políticos, funai, justiça e etc.
 
Rogério Martins em 18/12/2013 07:33:10
Realmente o direito de propriedade caiu por terra mesmo! Daqui a pouco todo território nacional vai ser declado uma grande reserva indígena! E a produção do país como fica? Sem qualquer discriminação ou apologia mas, o índio nada produz e nada colabora para o desenvolvimento do país. Uma coisa é respeitar sua cultura, suas tradições e história. Outra coisa é ver índio vendendo madeira, acabando com nossas florestas, permitindo garimpo em terras indígenas, comercializando animais e aves da fauna brasileira. O que realmente queremos para nosso futuro?
 
Augusto César em 18/12/2013 07:30:45
com certeza tudo isso tem pessoas espertas com interesses próprios por trás de tudo isso.
 
LUANA SILVA em 18/12/2013 07:17:51
A ditadura das minorias é uma versão moderna da ditadura do proletariado!
Dá para se ouvir daqui as gargalhadas de Karl Marx vindas do inferno....
 
gladis alaia em 17/12/2013 22:34:52
Deixa eles fazerem o que gostam.
 
Valdir Viganó em 17/12/2013 20:55:39
...melhor procurar saber quem deu a ideia de suicídio coletivo aos índios...quem são os verdadeiros genocidas de índios...seria o CIMI...
 
Marco Antonio em 17/12/2013 20:33:40
Mirtes você não precisa nem conhecer uma terra indígena pra ter indícios que você realmente não sabe nada da cultura indígena.
milho, mandioca e tomate são só alguns exemplos de culturas que já eram dominadas pelos povos indígenas quando os europeus chegaram às américas
a gente só conhece milho híbrido.. é o que os grandes produtores do agronegócio plantam; mas escreve milho crioulo no goolge pra você ver
são 222 etnias indígenas no Brasil, nem todas as etnias cultivam milho, isso é fato.. mas cada etnia que cultiva tem um tipo diferente,
essa história de que índio não trabalha e não planta são mitos, foram criadas no imaginário popular por interesses escuso
a funai deveria divulgar mais informações das etnias pra desmistificar esses assuntos
 
mariana souza em 17/12/2013 20:11:58
Cara Mirtes, o que os índios fazem ou deixam de fazer com a PRÓPRIA terra não nos diz respeito. Assim como o que a senhora faz ou deixa de fazer na sua casa não me diz respeito.
 
Alexandre Alvarenga em 17/12/2013 19:37:40
deixa os índios em paz. Com tantas terras em nosso estado, e vcs puxando o s. dos fazendeiros, e eles são donos da maioria das terras aqui para q quer mais? faz leilão pra contratar pistoleiro, mas não doa uma vaca pra reverter em dinheiro para presentear as crianças de nossas periferias.
 
genilda neves em 17/12/2013 19:30:33
Vergonha!! Justiça rasgando a constituição em prol de bandidos!!! Invasão de terra é crime!! Quem comete crime é bandido, quem mata, tortura, faz o que bem entende!! Fim do CIMI, fim da FUNAI! Quer ser índio viva como tal, sem internet, sem televisão, plante e cace e se vire pra comer!! Não falam dos ancestrais?? A partir do momento que quiseram viver civilizados, cumpram as leis vigentes!!! Ou então a população comum vai procurar a casa de juízes e defensores indígenas, invadir, e depois ameaçar suicídio... Ahhhh quer ver como rapidinho tiram quem invadiu????
 
Paulo Régis em 17/12/2013 19:20:45
E não é que a chantagem funcionou mesmo? Tudo manobra do governo que não sabe o que fazer, mas é nitidamente a favor dessa baderna!
 
Claudimeire Nogueira em 17/12/2013 18:25:19
Se a moda pega , toda decisão judicial se for ameaçada por suicidio, ela passa a não ser cumprida. Que justiça é esta.
 
diogenes domingues em 17/12/2013 15:51:50
Sinceramente, não entendo pq indio quer terra, não conheço nenhuma propriedade ocupada por indios, que tenha algum plantio.Se alguem conheçe onde indio vive, de seus próprios trabalho, me diga..