A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Fevereiro de 2017

09/11/2014 16:01

Bombeiros fazem simulação de incêndio em edifício de oito andares

Priscilla Peres
Simulação ocorreu em um prédio de oito andares. (Foto: Bombeiros)Simulação ocorreu em um prédio de oito andares. (Foto: Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros do 2° grupamento de Dourados – distante 233 km de Campo Grande, fez uma simulação nesta semana de incêndio a um edifício de oito andares. O objetivo é desenvolver as técnicas de combate a chamas e resgate de vítimas nessa situação.

O treinamento prático de Combate à Incêndio em plano elevado foi realizado no 8° andar de um prédio localizado na Rua Antônio de Carvalho e participaram da ação 13 militares dos bombeiros. Segundo eles, foi possível conhecer a peculiaridade de cada edificação, seus pontos de acessos, rota de fuga e medidas preventivas existentes.

Os bombeiros também testaram o funcionamento das medidas preventivas aprovadas em processo de segurança Contra Incêndio e Pânico atendendo desta forma a Lei Nº 4335/13 (que instituiu o código de segurança contra Incêndio e Pânico e outros riscos no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul).

Foi usado o sistema de recalque pressurizando a água pela tubulação com 8 kgf abastecendo a reserva técnica garantindo desta forma o controle para que não falte água durante o período de combate em situações reais. Assim, foi colocando em prática as funções de cada equipe empenhada,sendo isolamento, evacuação de área e combate, corte de eletricidade e abertura das vias de acesso e saídas.

De acordo com o comandante Tenente Coronel Edson Ferreira Pinto, o ponto principal do treinamento é a importância de toda a edificação, independente da sua dimensão e área de construção, seja dotada de sistema preventivo (canalização específica, extintores, mangueiras, esguicho, rota de fugas, iluminação, saídas de emergências, entre outras). “Além de estes equipamentos estarem disponíveis é preciso conhecê-lo e saber manuseá-los, pois a prevenção é a principal ação para evitar minimizar a perca de vidas humanas, bem como, o patrimônio adquirido muitas vezes com grande esforço e trabalho”, diz.

Apuração no HR conclui que não houve 'falha ética' em mortes no local
Uma investigação interna realizada pela direção do HR (Hospital Regional) de Ponta Porã - cidade localizada a 323 km de Campo Grande para apurar a mo...
Carreta da Justiça oferecerá serviços a partir do próximo dia 13
Carreta da Justiça, programa do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que oferece serviços do judiciário de forma gratuita, chegará ao mun...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions