A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

09/11/2014 16:01

Bombeiros fazem simulação de incêndio em edifício de oito andares

Priscilla Peres
Simulação ocorreu em um prédio de oito andares. (Foto: Bombeiros)Simulação ocorreu em um prédio de oito andares. (Foto: Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros do 2° grupamento de Dourados – distante 233 km de Campo Grande, fez uma simulação nesta semana de incêndio a um edifício de oito andares. O objetivo é desenvolver as técnicas de combate a chamas e resgate de vítimas nessa situação.

Veja Mais
Após deslizamento e risco a usuários, MS-295 é totalmente interditada
Justiça bloqueia bens de ex-prefeito e mais oito por fraude em licitação

O treinamento prático de Combate à Incêndio em plano elevado foi realizado no 8° andar de um prédio localizado na Rua Antônio de Carvalho e participaram da ação 13 militares dos bombeiros. Segundo eles, foi possível conhecer a peculiaridade de cada edificação, seus pontos de acessos, rota de fuga e medidas preventivas existentes.

Os bombeiros também testaram o funcionamento das medidas preventivas aprovadas em processo de segurança Contra Incêndio e Pânico atendendo desta forma a Lei Nº 4335/13 (que instituiu o código de segurança contra Incêndio e Pânico e outros riscos no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul).

Foi usado o sistema de recalque pressurizando a água pela tubulação com 8 kgf abastecendo a reserva técnica garantindo desta forma o controle para que não falte água durante o período de combate em situações reais. Assim, foi colocando em prática as funções de cada equipe empenhada,sendo isolamento, evacuação de área e combate, corte de eletricidade e abertura das vias de acesso e saídas.

De acordo com o comandante Tenente Coronel Edson Ferreira Pinto, o ponto principal do treinamento é a importância de toda a edificação, independente da sua dimensão e área de construção, seja dotada de sistema preventivo (canalização específica, extintores, mangueiras, esguicho, rota de fugas, iluminação, saídas de emergências, entre outras). “Além de estes equipamentos estarem disponíveis é preciso conhecê-lo e saber manuseá-los, pois a prevenção é a principal ação para evitar minimizar a perca de vidas humanas, bem como, o patrimônio adquirido muitas vezes com grande esforço e trabalho”, diz.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions