ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Casos de dengue aumentam e saúde pede apoio da população para conter mosquito

De janeiro até agora foram 261 casos notificados e 86 confirmados; saúde pública diz que risco de epidemia ainda existe em Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 08/04/2015 11:31
Alto índice de infestação do transmissor nos bairros reflete no aumento de casos de dengue (Foto: A. Frota/Divulgação)
Alto índice de infestação do transmissor nos bairros reflete no aumento de casos de dengue (Foto: A. Frota/Divulgação)

Os casos notificados com suspeita de dengue dobraram nas últimas semanas em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A cidade tinha registrado 115 casos suspeitos até o dia 14 de março. Hoje, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) informou que já existem 261 notificações, das quais 86 casos já foram confirmados. A saúde pública acredita que o período chuvoso aliado às altas temperaturas e o descuido da população com a limpeza dos quintais contribuíram para esse crescimento.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o apoio dos moradores às ações de combate à dengue é essencial para que a cidade não tenha epidemia da doença neste ano. Os mutirões para eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti continuam nos bairros, mas segundo o CCZ, são os hábitos diários de cada morador que fazem a maior diferença na eliminação dos criadouros do transmissor da doença.

“Estamos hoje vivenciando um aumento gradativo dos casos positivos e isso é motivo de alerta porque a cidade corre o risco de ter uma epidemia. Ainda não chegamos a este ponto, mas precisamos da ajuda da população”, afirmou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Fernando Bastos.

A saúde pública sugere que os moradores aproveitem o feriado prolongado do dia 21 e reúnam a família para fazer um mutirão em casa. Com apenas 10 minutos, segundo o CCZ, é possível verificar todo o quintal e eliminar locais que podem servir de criadouro do mosquito, transmissor também da febre chikungunya, uma doença ainda mais agressiva que a dengue.

A prefeitura informou que os mutirões feitos por agentes de saúde continuam nesta semana em bairros com maior infestação do mosquito transmissor da dengue.

Nos siga no Google Notícias