ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Com sítios invadidos por índios há dois meses, produtores aguardam despejo

Pelo menos cinco propriedades nos arredores do perímetro urbano de Dourados estão ocupados por índios desde 5 de março

Helio de Freitas, de Dourados | 05/05/2016 15:51
Índios acampados em áreas invadidas em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)
Índios acampados em áreas invadidas em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)

Nesta quinta-feira (5) faz dois meses que índios vindos principalmente da região de Amambai invadiram pequenas propriedades rurais localizadas na região norte do município de Dourados, a 233 km de Campo Grande. Quinze sítios chegaram a ser ocupados, mas os guarani-kaiowá saíram de dez, mas continuam em cinco.

Os índios reivindicam a demarcação das áreas, que somam 202 hectares, como parte da reserva de Dourados, de 3.600 hectares, onde vivem pelo menos 16 mil pessoas. Segundo a Funai, as terras são cobradas pelos índios desde a década de 70.

Em 60 dias de invasão, houve princípio de confronto até com policiais militares, carros de moradores foram atacados, cercas cortadas, pasto e lavouras queimados e sitiantes foram expulsos das casas, como é o caso de Vanilda Valintim, que na madrugada do dia 5 de março teve de deixar sua chácara com os filhos pequenos e o marido e até hoje não voltou mais ao local.

“Quero ver como vai estar minha casa quando a ordem da Justiça for cumprida e esses invasores forem expulsos das nossas terras”, afirmou Vanilda ao Campo Grande News, a única sitiante do local a se identificar e dar entrevista sobre as invasões, Os demais temem sofrer represálias.

Vanilda aproveita as redes sociais para protestar contra as invasões e já mandou carta ao Ministério da Justiça e ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Ela reclama do MPF (Ministério Público Federal) por não defender a lei. “O procurador está do lado dos índios”.

Índios notificados – O Campo Grande News apurou que nesta semana equipes da Polícia Federal foram às áreas ocupadas para notificar os índios sobre o mandado de reintegração de posse, concedido no dia 11 de abril pelo juiz da 2ª Vara Federal no município, Janio Roberto dos Santos

A liminar foi concedida ao proprietário Derli Vieira da Rocha em ação impetrada pelo advogado João Waimer Moreira Filho, mas vale para todas as propriedades ocupadas.

Na decisão, o juiz deu prazo de 20 dias para os índios saírem pacificamente das propriedades. O prazo terminou no início desta semana. Entretanto, moradores próximos às áreas ocupadas afirmam que os índios continuam nas terras e novos barracos surgiram de terça-feira até hoje.

Nos siga no Google Notícias