ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Criança indígena foi morta com tiro acidental disparado por adolescente

Morte ocorreu na fazenda Novilho, uma das áreas ocupadas por índios no município de Caarapó

Helio de Freitas, de Dourados | 05/08/2016 13:09

A pessoa indígena que morreu ontem em Caarapó, a 283 km de Campo Grande, foi uma menina de 9 anos, vítima de um disparo acidental feito por um adolescente, também índio, de 14 anos de idade. Ontem surgiram boatos de que a morte teria ocorrido em outro confronto com fazendeiros, já que os índios ocupam 11 propriedades nos arredores da aldeia Tey Kuê e outros dois ataques contra os guarani-kaiowá foram registrados desde junho.

De acordo com o boletim de ocorrência, Leiviane Mendes Agueiro morreu no final da tarde de após ser atingida acidentalmente por um disparo de uma espingarda que era manuseada pelo adolescente.

A morte ocorreu na fazenda Novilho, uma das propriedades ocupadas em junho pelos índios. Policiais civis foram ao local com a perícia, mas a arma não foi espingarda. Não há informação se o adolescente foi apreendido.

Outra morte – No dia 14 de junho, o agente de saúde indígena Clodiodi dos Santos, 26, morreu durante ataque de fazendeiros após a ocupação da fazenda Yvu. Outros seis índios ficaram feridos. Além da Yvu e da Novilho, os índios ocupam a fazenda Santa Maria e oitos sítios pequenos.

Em julho, os índios que ocupam as propriedades rurais sofreram novo ataque a tiros, e segundo o Cimi um homem de 32 anos e dois adolescentes, de 15 e 17 anos foram atingidos pelos disparos, supostamente feitos por seguranças de fazendeiros.

Nos siga no Google Notícias