A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017

19/02/2014 13:56

Desfile de embarcações no Porto Geral marca encerramento de operação da Marinha

Zana Zaidan
População terá oportunidade de ver embarcação do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste e lanchas da Capitania Fluvial do Pantanal (Foto: Divulgação)População terá oportunidade de ver embarcação do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste e lanchas da Capitania Fluvial do Pantanal (Foto: Divulgação)

A Marinha do Brasil vai realizar no sábado (22), a partir das 16 horas, uma parada naval com os navios do Comando da Flotilha de Mato Grosso no Porto Geral de Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande.

A população poderá presenciar os navios da marinha em desfile nas águas do Rio Paraguai, com embarcação do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste e lanchas da Capitania Fluvial do Pantanal. A cerimônia, do Comando do 6° Distrito Naval, marca o encerramento da Operação Amazônia Azul 2014.

Sob a coordenação do Comando de Operações Navais, a operação tem como objetivos principais intensificar a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos e reprimir ilícitos de toda ordem nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, além de servir como preparação para a atuação da Força Naval na Copa do Mundo FIFA 2014.

Participam cerca de 30 mil militares, 60 navios, 15 aeronaves e diversas embarcações das Capitanias dos Portos, distribuídos por todo litoral nacional além das águas interiores.

Os navios e embarcações da Marinha realizam ações de patrulha e de inspeção naval na Amazônia Azul, rios e lagos brasileiros. Os Fuzileiros Navais atuarão na defesa de portos, terminais petrolíferos de interesse e plataformas de petróleo.

Operações da Marinha - Na área do Comando do 6° Distrito Naval estão sendo realizadas Operações de Patrulha e Inspeção Naval, Fiscalização e Controle do Tráfego Fluvial, Esclarecimentos e Ação de Presença na calha do Rio Paraguai entre a Foz do Rio Apa (Km 932,3) e a cidade de Cáceres-MT (Km 2184), assim como Levantamento Hidrográfico nas proximidades de Cáceres-MT e Manutenção do balizamento do Rio Paraguai, entre as cidades de Ladário-MS (Km 1515) e Cáceres-MT (Km 2184).

O Com6DN emprega na Operação navios, embarcações, helicópteros e tropas de fuzileiros navais. Dentre os meios empregados, destacam-se: o Monitor “Parnaíba”; o Navio Transporte Fluvial “Paraguassu”; os Navios-Patrulha “Penedo”, “Piratini”, “Poti” e “Pirajá”; o Aviso de Transporte Fluvial “Piraim”; o Navio de Apoio Logístico Fluvial “Potengí”; a Embarcação de Apoio Fluvial “Leverger”, Lanchas de Apoio ao Ensino, Lanchas Patrulha e botes. Dois Helicópteros UH-12 “Esquilo”.

Neste período, o Com6DN ainda utiliza, o Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, em Ações Cívico-Sociais direcionadas às populações carentes na calha Rio Cuiabá até a cidade de Cuiabá-MT, disponibilizando atendimento médico e odontológico.

Na área do Com6DDN participam órgãos e agências extra Marinha do Brasil, como Polícia Federal, Receita Federal, IBAMA, Polícia Militar Ambiental, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, um adestrador e um cão farejador da Força Nacional de Ponta Porã, além de dois oficiais da Marinha Boliviana.

Com celebração e solenidade militar, Marinha comemora o Dia do Marinheiro
A Marinha de Corumbá realizou cerimônia de cinquenta minutos, em frente ao pórtico do 6º Distrito Naval de Ladário, comemorou na nesta sexta-feira (1...
Prefeitura perde na Justiça e terá que pagar retroativos a professores
Em decisão tomada por unanimidade pelos desembargadores da 1ª Câmara Cível do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a prefeitura de Ivin...
Após relato sobre caça e extração ilegal de madeira, PMA apreende arma
Após receber denúncias de extração ilegal de madeira e caça ilegal sendo praticadas em Ivinhema - município localizado a 282 km de Campo Grande -, um...



Que lindo! num sabado em Corumbá vai virar Desfile de Carnaval Naval que vire tradição, mesmo porque foi a Marinha que levou o CARNAVAL animado prá la em virtude grande numero de cariocas. Que vontade de ir prá Corumba.
 
meire pereira de souza em 19/02/2014 15:45:32
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions