ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Despejo de índios em Rio Brilhante é suspenso até TRF analisar caso

Elverson Cardozo | 06/02/2012 23:00

A Justiça Federal suspendeu o julgamento do recurso para derrubar a ordem despejo dos índios Guarani-Kaiowa, que ocupam a fazenda Santo Antônio da Nova Esperança, em Rio Brilhante, distante 163 quilômetros de Campo Grande. A decisão saiu na tarde desta segunda-feira (6). Até sair a decisão, a ordem, que dava prazo até o dia 15, fica suspensa.

A juíza relatora do processo reconheceu que a área é ocupada tradicionalmente pelos Guarani e, portanto, o direito de permanecer nela deve ser garantido.

Apesar do voto favorável, outros dois juízes solicitaram vistas do processo. Até que outra sessão seja realizada, as famílias permanecem no local. A data do novo julgamento ainda não foi definida.

Foi solicitada uma análise antropológica do local para apontar se a área pertence aos indígenas.

Este é o terceiro pedido de despejo dos Guarani que já ficaram acampados às margens da BR-163. Na ocasião o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) obteve reintegração de posse. Com o despejo, o grupo foi para a área de preservação ambiental da propriedade.

Acampamento – No acampamento onde estão os indígenas tem 170 pessoas, sendo 30 idosos e muitas crianças. Os índios se recusam a sair da terra. A área reivindicada pertence aos herdeiros do deputado estadual e ex-prefeito de Dourados, José Cerveira.

Nos siga no Google Notícias