ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Em crise, usina atrasa salário de 900 trabalhadores e deixa 230 sem acerto

Helio de Freitas, de Dourados | 13/08/2015 14:29
Usina de Naviraí está com atividades paradas devido à entressafra e funcionários não recebem há dois meses (Foto: Orisvaldo Sales)
Usina de Naviraí está com atividades paradas devido à entressafra e funcionários não recebem há dois meses (Foto: Orisvaldo Sales)

Pelo menos 1.130 famílias de trabalhadores e ex-funcionários da usina Infinity Bio-Energy estão desamparadas e passando por necessidades em Naviraí, cidade a 366 km de Campo Grande. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Açúcar e Álcool, os empregados estão há dois meses sem salário e os demitidos não receberam o dinheiro da rescisão.

“Recorremos ao Ministério Público do Trabalho, fomos à Assembleia Legislativa, mas até agora não temos nenhuma esperança de solução do grave problema desses trabalhadores”, afirmou nesta quinta-feira (13) ao Campo Grande News o presidente do sindicato, Altair Custodio.

Na semana passada, o sindicato fez uma campanha de arrecadação com apoio do comércio local, igrejas e outras entidades de Naviraí e conseguiu arrecadar pelo menos 650 cestas básicas, doadas aos trabalhadores da usina.

Sem FGTS e seguro desemprego – No final de julho, os trabalhadores bloquearam a BR-163, no trevo de acesso à cidade, para protestar contra a falta de uma solução por parte da empresa. Os ex-funcionários não conseguem sacar o FGTS, nem dar entrada no pedido do seguro desemprego porque a usina ainda não fez a rescisão.

“O Ministério Público do Trabalho marcou audiência, mas a usina não mandou diretor, apenas advogado. Os trabalhadores esperam que o MPT consiga na Justiça o bloqueio de bens para garantir os pagamentos, mas sabemos que a situação é grave porque a indústria está em recuperação judicial desde 2009 e enfrenta vários outros bloqueios”, disse o sindicalista.

Conab – Após o sindicato denunciar a situação dos trabalhadores na sessão da Assembleia Legislativa, na semana passada, a Superintendência da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) em Mato Grosso do Sul assumiu o compromisso de enviar mantimentos para socorrer as famílias dos trabalhadores.

Conforme o sindicato, a Gerência de Assistência Social da prefeitura já enviou a documentação necessária para a formalização do convênio. Não há ainda uma data definida para o envio dos alimentos a Naviraí.

Água e energia – Com apoio do deputado estadual João Grandão (PT), os representantes dos trabalhadores conseguiram se reunir com diretores Energisa para discutir a situação das famílias que dependem da usina. De acordo com o sindicato, a empresa se colocou à disposição para estudar uma forma de suspender os avisos de corte de energia elétrica até que os trabalhadores recebam os salários.

Mesma providência está sendo adotada pela Sanesul. O pedido foi feito segunda-feira pelo vice-prefeito de Naviraí, Jair Alves e três vereadores ao diretor da empresa de saneamento básico, Paulo Roberto Nepomuceno. O sindicato está elaborando lista com nomes e endereços desses trabalhadores para ser encaminhada à Energisa e à Sanesul.

Nos siga no Google Notícias