ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Estudantes ampliam protesto contra governo em escolas de assentamento

Renata Volpe Haddad | 26/10/2016 09:41
Na manhã desta quarta-feira (26), estudantes paralisaram aulas. (Foto: Divulgação)
Na manhã desta quarta-feira (26), estudantes paralisaram aulas. (Foto: Divulgação)

A Escola Estadual José Edson Domingos, foi ocupada por mais de 50 alunos do ensino médio na manhã desta quarta-feira (26) em Ponta Porã, distante 323 km de Campo Grande.

Este é o segundo colégio ocupado por estudantes no município, que são contra medidas adotadas pelo governo Michel Temer (PMDB), entre as quais a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que limita os gastos da União.

De acordo com uma das organizadoras do protesto, a estudante Clara Amorim, 18, a ocupação é em apoio aos alunos da escola Nova Itamarati. "Também somos contra a aprovação dessa PEC e em apoio aos nossos colegas do Itamarati, paralisamos as atividades aqui também", alega.

Previsto para acabar amanhã (27), um grupo de alunos vai dormir na escola esta noite, acompanhado de alguns pais de alunos. "Hoje, estamos fazendo palestras e divulgando os motivos dessa paralisação das aulas. À noite, um grupo de estudantes vai dormir na escola e a ocupação acaba amanhã à tarde".

São 52 alunos do 8º e 9º ano e ensino médio que estão reivindicando contra a aprovação da PEC.

Nova Itamarati - Mais de 100 alunos do colégio estadual Nova Itamarati, ocuparam o local na segunda-feira (24). Eles dormiram na escola, cuidaram da horta e cozinharam no colégio com ajuda das mães dos estudantes. Essa é a segunda ocupação na escola. 

Os alunos são contra a aprovação da PEC 241, que limita orçamento público pelos próximos 20 anos.  (Foto: Divulgação)
Os alunos são contra a aprovação da PEC 241, que limita orçamento público pelos próximos 20 anos. (Foto: Divulgação)

Aprovação - Na noite de ontem (25) deputados aprovaram a PEC 241/2016, que limita o orçamento público pelos próximos 20 anos no país, com o teto de gastos sendo variando conforme a inflação oficial dos 12 meses anteriores ao fechamento orçamentário. Foram 359 votos a favor e 116 contra.

Após passar pelo crivo dos deputados federais, agora a questão será discutida pelo Senado, também em dois turnos. Foram sete horas de discussão no plenário da Câmara, havendo inclusive a tentativa da oposição em obstruir a votação. Porém, no início da noite de terça-feira, os parlamentares conseguiram aprovar o texto.

Nos siga no Google Notícias