ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Grupo de 400 índios invade área reivindicada em Paranhos

Nadyenka Castro | 10/08/2012 19:00

Índios guarani-kaiowá reivindicam área que fica na fronteira Brasil/Paraguai

Indígenas rezam, após morte do líder espiritual Nísio Gomes, em novembro do ano passado. (Foto: João Garrigó/ Arquivo)
Indígenas rezam, após morte do líder espiritual Nísio Gomes, em novembro do ano passado. (Foto: João Garrigó/ Arquivo)

Aproximadamente 400 índios guarani-kaiowá invadiram na madrugada desta sexta-feira a fazenda Campina, em Paranhos, a 469 quilômetros de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai.

Os indígenas alegam que a área da propriedade rural pertence a eles e chamam o ato de ‘retomada’ e “manifestação étnica”. Por conta da invasão, eles temem que haja reação violenta de fazendeiros.

“Sabemos que os pistoleiros das fazendas vão matar-nos, mas mesmo assim, a nossa manifestação pacífica começam hoje 10 de agosto de 2012”, consta em documento elaborado pelos indígenas destinado aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e Presidenta da República.

Os índios entraram no local após dois dias reunidos em reza e reuniões. Estão na área homens, mulheres e crianças. A maioria é de acampamentos, alguns às margens de rodovias.

No documento destinado às autoridades, os guarani e kaiowá pedem agilidade na demarcação e retomada de áreas, citam a violência contra lideranças e “... com urgência, a presenças de todas as autoridades federais para registrar as nossas manifestações pacíficas, étnicas e públicas pela devolução total de nossos territórios antigos”.

Nos siga no Google Notícias