ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Grupo denuncia envenenamento de Jequitibá em condomínio de luxo

Grupo “Adote uma Árvore” denunciou envenenamento em rede social e agora o caso será investigado pelo Ministério Público

Helio de Freitas, de Dourados | 08/10/2015 09:25
Jequitibá centenário ao lado de muro de condomínio de luxo em Dourados; grupo denuncia envenenamento (Foto: Eliel Oliveira)
Jequitibá centenário ao lado de muro de condomínio de luxo em Dourados; grupo denuncia envenenamento (Foto: Eliel Oliveira)

Localizada a 233 km de Campo Grande, Dourados já teve o título de uma das cidades mais arborizadas do país. Nos últimos dez anos, no entanto, a realidade é outra, influenciada principalmente pela expansão imobiliária, acelerada a partir de 2012 com a ampliação do perímetro urbano. Árvores são exterminadas todos os dias na cidade. Algumas passam por poda radical até a morte e outras são simplesmente cortadas e desaparecem do dia para a noite.

O caso mais recente de ataque às árvores foi denunciado pelo grupo ambiental “Adote uma Árvore” e bombou na rede social Facebook. Um jequitibá centenário, localizado ao lado do muro de um condomínio de luxo, no prolongamento da Rua Albino Torraca, na Vila Progresso, está sendo envenenado.

Tronco perfurado – O tronco da árvore foi perfurado com uma furadeira, supostamente para introdução de algum tipo de veneno. Ainda não foi feito um laudo mais conclusivo, apenas uma perícia inicial, mas é visível que alguns galhos já começam a secar.

Após receber a denúncia do grupo ambiental, o Imam (Instituto Municipal de Meio Ambiente) acionou o Ministério Público, que deve abrir inquérito para investigar o caso.

Prática comum – Kaia Mouassab, presidente e uma das fundadoras do grupo “Adote uma Árvore”, disse envenenar árvores “indesejadas” é comum em Dourados. “Conhecemos outras situações de pessoas que tiveram a mesma atitude criminosa. Não sabemos ainda se foi mesmo envenenada, mas denunciamos para que o caso seja esclarecido e crimes ambientais assim não aconteçam mais”.

Segundo ela, o envenenamento e cortes são devastadores para a cidade, pois práticas assim podem acabar com a fama nacional de Dourados como uma cidade bem arborizada. Segundo o Imam, no caso do jequitibá o crime ambiental já está comprovado só pela perfuração do tronco, mesmo que não tenha sido colocado veneno.

Árvore foi perfurada com broca e veneno colocado dentro do tronco; caso é investigado pelo Ministério Público (Foto: Eliel Oliveira)
Árvore foi perfurada com broca e veneno colocado dentro do tronco; caso é investigado pelo Ministério Público (Foto: Eliel Oliveira)
Nos siga no Google Notícias