ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Hoje é dia de Imaculada Conceição, padroeira de Dourados e do Paraguai

No país vizinho, onde é feriado nacional nesta quinta-feira, a santa é chamada de Virgem de Caacupé

De Dourados | 08/12/2016 08:24
Catedral Imaculada Conceição celebra hoje o dia da padroeira (Foto: Rádio Coração)
Catedral Imaculada Conceição celebra hoje o dia da padroeira (Foto: Rádio Coração)
Paraguaios celebram Virgem de Caacupé em missa no santuário da padroeira, hoje de madrugada (Foto: ABC Color)
Paraguaios celebram Virgem de Caacupé em missa no santuário da padroeira, hoje de madrugada (Foto: ABC Color)

É feriado nesta quinta-feira (8) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, em comemoração à Imaculada Conceição, padroeira da cidade. A santa também é padroeira do Paraguai, onde é chamada de Virgem de Caacupé.

Em Dourados, a programação "Vivendo o ano Mariano, celebramos a Imaculada Conceição", começou com novenas no dia 29 de novembro. Hoje às 17h30 tem missa campal no calçadão da Praça Antonio João e depois a procissão e coroação de Nossa Senhora e bênção.

O padre Crispim Guimarães, pároco da Catedral, a programação envolve paróquias e capelas da cidade. Segundo ele, abertura da Porta Mariana (dia 29) celebrou os 300 anos da Imagem de Aparecida, encontrada no rio Paraíba do Sul (SP) em 1717. Também marcou os 100 anos de Nossa Senhora de Fátima e os 92 anos da imagem de Conceição em Dourados.

No Paraguai, a peregrinação ao santuário de Caacupé, na região metropolitana de Assunção, começou na madrugada. De acordo com jornal ABC Color, a primeira missa do dia foi celebrada pelo cardeal da Argentina Luiz Héctor Vilhalba, embaixo de forte chuva.

Enviado pelo papa Francisco para a celebração, Vilhalba falou diretamente aos jovens e disse que o cristianismo pleno é o encontro com Deus.

História em Dourados – A região onde se localiza a cidade de Dourados começou a ser povoada após a Guerra do Paraguai (1864/1870).

De acordo com artigo publicado em 2014 pelo então bispo diocesano da cidade, Redovino Rizzardo (morto há um mês, de câncer), entre os nomes com que o povoado foi conhecido de 1900 a 1913, quando assumiu a denominação atual, aparecem “São João Batista de Dourados” e “Patrimônio das Três Padroeiras” – essa por abrigar, em seu perímetro urbano, três cruzeiros de madeira, dedicados à Imaculada Conceição, a Santa Rita e a Santa Catarina.

A primeira igreja foi construída em 1925. Iniciada no mês de junho por iniciativa “Comissão pró-construção da Capela”, formada por nove lideranças da cidade e construída pelo pedreiro Alfredo Oliveira de Abreu, a igreja foi concluída em seis meses e aberta ao público no dia 8 de dezembro daquele ano.

Foi no dia de abertura ao público que a igreja acolheu a imagem de Nossa Senhora da Conceição. A bênção e a inauguração oficial aconteceram só no 6 de junho de 1926. Já a paróquia de Dourados foi criada no dia 3 de outubro de 1935, um mês e meio antes de a cidade se tornar município.

Nos siga no Google Notícias