A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

30/03/2011 11:46

HR de Coxim contesta Santa Casa de Campo Grande sobre encaminhamentos

Fabiano Arruda

Hospital diz que encaminhou 21 pacientes, enquanto Santa Casa diz foram 101

Direção do HR diz que, desde a abertura do hospital, diminuiu em 30% número de encaminhamentos para Campo Grande. (Foto: Edição de Notícias)Direção do HR diz que, desde a abertura do hospital, diminuiu em 30% número de encaminhamentos para Campo Grande. (Foto: Edição de Notícias)

Em nota enviada nesta quarta-feira ao Campo Grande News, a direção do Hospital Regional de Coxim rebate os números apresentados pela Santa Casa de Campo em relação a quantidade de encaminhamentos.

Segundo a Santa Casa de Campo Grande, de 1º a 29 de março, foram encaminhados 101 pacientes de Coxim à Capital.

A nota, assinada pelo diretor geral, Rogério Márcio Alves Couto, diz que foram encaminhados, de 1º a 30 de março, por meio da Central Estadual de Leitos, vinte e um pacientes de Coxim.

Conforme o HR de Coxim, dos 21 pacientes, foram “13 para Santa Casa (08 Traumas Crânio Encefálicos – TCE, 01 Abdômen Agudo Criança, 01 Insuficiência Renal Crônica, 03 Politraumatismos), 06 para o Hospital Regional, 01 São Julião e 01 Hospital Universitário (fonte: Central Estadual de Leitos e HRCOX)”.

A nota também informa que, desde a abertura do Hospital Regional de Coxim, em 8 de Março de 2010, foram reduzidos em cerca de 30% dos encaminhamentos para Campo Grande, levando em conta toda a região, que envolve Coxim, Pedro Gomes, Sonora, Rio Verde e Alcinópolis.

Com base em dados do Ministério da Saúde, o HR de Coxim revela que, de março a dezembro do ano passado, a quantidade de pacientes residentes em Coxim atendidos na Santa Casa de Campo Grande foi de 315 pacientes, média de 31,5 internações.

Outro dado apresentado pelo hospital é que o aumento de mais de 100% do número de cirurgias do SUS, nos dez primeiros meses de funcionamento, que passou de 272 (maio de 2009 a fevereiro de 2010) para 657 (março de 2010 a dezembro de 2010).

Os números colocaram, ainda conforme a nota, o HR de Coxim em 6º lugar no ranking de cirurgias pelo SUS em Mato Grosso do Sul.

“São números que comprovam o aumento de resolutividade da Microrregião e diminuição no número de encaminhamentos”, diz um trecho da nota.

“Cabe ao Hospital Santa Casa controlar a entrada de pacientes, evitando assim, um fluxo desordenado e conseqüentemente uma super lotação dos serviços”, sugere o documento.

“Portanto não se deve culpar o Hospital Regional de Coxim por todos os pacientes de Coxim atendidos na Santa Casa, uma vez que, a demanda espontânea ou a procura do usuário pelo serviço da Santa Casa não é de responsabilidade deste Hospital”, encerra a nota encaminhada pelo hospital.

Pacientes encaram viagens longas à Capital e ignoram hospitais locais
Mais de 10% dos atendimentos na Santa Casa de Campo Grande em março foram de pacientes o interior O número de encaminhamentos de pacientes do interi...
“Reclamando do interior”, 89,5% de pacientes na Santa Casa são da Capital
Em março, foram apenas 2,1 mil atendimentos de pacientes do interior em mais de 20 milA sobrecarga de pacientes do interior de Mato Grosso do Sul, h...
Homem é baleado após agredir suspeito envolvido em acidente
Jovem de 24 anos foi baleado com tiro na barriga, por volta das 17h30 de sábado (3), em Três Lagoas, distante 338 quilômetros de Campo Grande. Wemers...



Somos todos cidadãos brasileiros, temos o direito de buscar atendimento em qualquer unidade de saúde seja atraves de encaminhamento ou não e deveriamos ser todos muito bem atendido o que não acontece.
 
EDILSON PEREIRA DA SILVA em 30/03/2011 07:29:43
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions