ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Justiça autoriza que manutenção seja retomada na Estrada Parque

Renata Volpe Haddad | 24/02/2016 17:52
Estrada Parque ficou quase um ano sem manutenção e chuvas permanentes pioraram a situação de tráfego. (Foto: Divulgação/ Agesul)
Estrada Parque ficou quase um ano sem manutenção e chuvas permanentes pioraram a situação de tráfego. (Foto: Divulgação/ Agesul)

Empresários e produtores rurais com apoio do Sindicato Rural de Corumbá, distante 419 km de Campo Grande, conseguiram ontem (23), por meio de autorização judicial, a retomada dos serviços de manutenção da estrada MS-184, um dos trechos da Estrada Parque, localizada no Pantanal sul-mato-grossense. A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) é responsável pela manutenção da rodovia.

A reportagem do Campo Grande News noticiada no dia 28 de janeiro deste ano, mostrou a situação da estrada e como os empresários e produtores estavam sendo prejudicados com a precariedade da rodovia, devido a dificuldade no acesso ao local, visitado por milhares de turistas anualmente.

A manutenção havia sido suspensa no ano passado a pedido do Ministério Público, que investiga desvios de recursos públicos em contratos de cascalhamento da estrada. A falta de manutenção estava gerando prejuizos aos empresários e produtores locais.

As fortes chuvas que caem no Pantanal da Nhecolândia e a falta de reparos permanentes tornaram a MS-184 intransitável, prejudicando a retirada do gado de áreas alagadas por caminhões. As águas baixaram ao longo do leito da via, de 44 km, do Buraco da Piranha a Curva do Leque, onde se interliga a MS-228 , mas os atoleiros e buracos impedem o tráfego, prejudicando também o turismo.

Chuvas pioraram a situação da estrada, mas após decisão judicial, a Estrada Parque receberá manutenção. (Foto: Divulgação/ Agesul)
Chuvas pioraram a situação da estrada, mas após decisão judicial, a Estrada Parque receberá manutenção. (Foto: Divulgação/ Agesul)

Justiça - No início de 2015, um grupo de produtores procurou a Agesul para reclamar da situação da estrada. A nova gestão pesquisou sobre o assunto e viu que em 2014 foram feitas obras de encascalhamento na via, que inclusive foi 100% paga por uma empreiteira contratada pelo governo passado.

A Agesul então decidiu fazer uma auditoria na Estrada e concluiu que a empresa paga não executou o serviço conforme estava no contrato, por isso haviam os problemas. Neste momento, a Estrada virou alvo de investigação da Operação Lama Asfáltica.

Em novembro de 2015, começou a ser investigado o desvio de R$ 2,9 milhões pela recuperação da MS-228 e os advogados dos réus na investigação passaram a contestar o laudo da Agesul. Devido ao impasse, veio a determinação do Ministério Público.

De lá para cá a chuva piorou a estrada, aumentando o barro, os buracos e claro, a reclamação dos empresários. Para tentar resolver a situação, a Agesul entrou com pedido na Justiça de Ponderação Antecipada de Provas, pedindo para fazer a manutenção nos pontos críticos, a princípio.

Nos siga no Google Notícias