ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Justiça manda Funai concluir demarcação de terras indígenas

Elci Holsback | 30/01/2017 16:40
MPF deu prazo de seis meses para conclusão da demarcação (Foto: MPF)
MPF deu prazo de seis meses para conclusão da demarcação (Foto: MPF)

O MPF (Ministério Público Federal) de Três Lagoas conseguiu junto à Justiça, liminar que determina que a Funai (Fundação Nacional do Índio) retome e conclua em até seis meses, o processo de demarcação das terras ocupadas pelos Ofayé-Xavante em Brasilândia - município distante 355 km de Campo Grande.

A liminar detalha que o atraso de oito anos na demarcação da área pode prejudicar os indígenas, pois “priva a comunidade das políticas públicas que lhes são endereçadas” e fixa ainda multa diária de R$ 1 mil caso haja descumprimento do prazo.

Ainda segundo a decisão, a demora em concluir o processo administrativo de demarcação é uma "situação que ultrapassa o limite do razoável", já que o processo iniciou em 1987, já foi alvo de recursos judiciais, mas desde 2009 não há qualquer impedimento legal ou judicial para a conclusão.

Antes do ajuizamento da ação, o MPF encaminhou recomendação à Funai solicitando providências quanto a demora na finalização do procedimento demarcatório. Segundo o MPF, a Fundação não apresentou qualquer documento que comprovasse a intenção em concluir a demarcação da terra.

Segundo a assessoria de imprensa da Funai em Mato Groso do Sul, a entidade não vai se pronunciar sobre o assunto, pois, temas relacionados à demarcação de terras não são respondidos em âmbito regional.

A Terra Indígena Ofayé-Xavante, tem 1.937 hectares e foi reconhecida como tradicional pela Portaria n.º 264/92 do Ministério da Justiça. 

 

Nos siga no Google Notícias