ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

MPF recomenda redução no tempo de atendimento após espera no sol

Mariana Rodrigues | 22/03/2016 15:35
Os clientes ficam até uma hora no sol esperando atendimento. (Foto: Divulgação/ MPF)
Os clientes ficam até uma hora no sol esperando atendimento. (Foto: Divulgação/ MPF)

Após fiscalização que comprovaram que os clientes ficam até uma hora expostos ao sol esperando atendimento, o MPF (Ministério Público Federal) em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, recomendou à Superintendência e à Gerência da Caixa Econômica Federal de MS, que seja reduzido o tempo de espera na principal agência da cidade, localizada na região central.

Ainda conforme o MPF, foi pedido que a agência tome medidas como a ampliação do horário de funcionamento, reforço no atendimento em guichês e caixas eletrônicos e orientação aos consumidores sobre meios de atendimento mais rápidos.

Para o MPF, a submissão das pessoas a longas filas, com demora excessiva, muitas vezes do lado de fora da agência e sob o sol forte, caracteriza, além de má prestação do serviço, tratamento indigno, vedado pela Constituição.

A fiscalização foi realizada entre agosto e novembro de 2015 e constatou irregularidades no atendimento ao público, tais como filas longas que se estendem à calçadas externa da agência e prolongam o atendimento, obrigando os clientes a esperar quase uma hora sob o sol.

De acordo com o MPF, a investigação confirmou que situações semelhantes ocorrem pelo menos desde 2012, tendo sido constatado que a demanda, em certos dias, é bastante superior àquela que o espaço físico e o número de funcionários da agência pode suportar.

Conforme a Lei Municipal 1.961/2005, o atendimento bancário deve durar no máximo 15 minutos em dias normais, 20 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos e federais, vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimentos de tributos municipais, estaduais e federais e 25 minutos em vésperas ou após feriados prolongados. Passado esse prazo sem que o cliente receba atendimento, o banco responde por infração administrativa, e pode gerar advertência, multa, suspensão e até cancelamento do alvará de funcionamento.

O prazo para o início da adequação da agência é de 30 dias, a partir do recebimento da Recomendação. Caso ela não seja cumprida, o MPF poderá adotar medidas judiciais.

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal na região de Mato Grosso do Sul, que informou que iria divulgar uma nota sobre o assunto, porém até o fechamento desta matéria, não recebemos retorno nem por telefone, nem por e-mail.

Nos siga no Google Notícias