ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Interior

MST diz que foi incentivador da onda de protesto e cobra reforma agrária já

Jéssica Benitez e Paula Maciulevicius | 21/06/2013 11:57
MST entra na onda de protesto e bloqueia BR - 163 (Foto: Cleber Gellio)
MST entra na onda de protesto e bloqueia BR - 163 (Foto: Cleber Gellio)

Integrantes do MST (Movimento Sem Terra) entraram na onda de protesto espalhada por todo o País e fecharam a BR-163, próximo ao distrito de Anhanduí, com objetivo de chamar a atenção do Governo Federal acerca da tão sonhada reforma agrária. Na concepção deles, o momento histórico vivido pela população brasileira foi desencadeada após o MST caminhar de Anhanduí até Campo Grande no último dia 03.

Hoje, eles se concentram nas proximidades do assentamento Joaquim Pereira Veraz onde aguardam a liberação da Fazenda Nazaré, com quase 2.500 hectares de terra, há 5 anos. Segundo um dos coordenares da manifestação, Dinho Lopes, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) já comprou o espaço, porém, aguarda emissão de posse por parte da Justiça.

“Estamos aqui para protestar sobre várias coisas, inclusive a morosidade em aplicar, de fato, a reforma agrária no País. E também a forma como os trabalhadores são tratados pelo governo. Por que não fazem uma reforma no padrão Fifa?”, questionou fazendo referência aos gastos exorbitantes com a realização da Copa do Mundo.

A demarcação das terras indígenas também se inclui na lista de reivindicações, além disso, melhorias nas áreas da saúde e educação, como em todo o Brasil, estão na pauta do protesto. Para evitar congestionamento total da rodovia, eles liberam o trânsito de 21 em 21 minutos. O tempo é em alusão ao número de mortos no episódio que ficou conhecido como “Massacre do Carajás”.

Em abril de 1996, 21 integrantes do MST foram mortos pela Polícia Militar do Estado do Pará. O confronto ocorreu quando 1.500 sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras, principalmente as da Fazenda Macaxeira. A Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local, porque estariam obstruindo a rodovia BR-155, que liga a capital do estado Belém ao sul do estado.

Nos siga no Google Notícias