A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 22 de Janeiro de 2017

19/04/2015 11:55

Paciente com raiva humana foi mordido por cão há cerca de 60 dias

Liana Feitosa
Após confirmação de raiva animal, em março, prefeitura iniciou campanha de vacinação na cidade. (Foto: Arquivo/ Diário Corumbaense)Após confirmação de raiva animal, em março, prefeitura iniciou campanha de vacinação na cidade. (Foto: Arquivo/ Diário Corumbaense)

Paciente de 38 anos, internado no HU (Hospital Universitário) com raiva humana, foi mordido por cão há cerca de 60 dias, segundo a Secretaria de Saúde de Corumbá, cidade há 419 quilômetros de Campo Grande, onde o caso foi registrado.

De acordo com Dinaci Ranzi, titular da secretaria, o homem não procurou ajuda médica após ser mordido pelo cachorro. "Por volta de terça-feira (14) ele foi até uma unidade de saúde porque estava com febre e não se sentia bem. Durante o exame clínico, a mordida foi encontrada e o paciente foi questionado sobre o que era. Foi quando ele contou que tinha sido mordido por um cachorro de rua", ", conta a secretária.

Segundo Dinaci, a prefeitura tem adotado uma série de ações desde que foi confirmado o primeiro caso de raiva na região, que era bovina.

"Começamos a monitorar as cidades da região e começamos um trabalho de combate e prevenção na cidade de acordo com o que o protocolo do Ministério da Saúde recomenda", detalha.

Após a confirmação de raiva bovina, foram constatados casos de raiva canina, o primeiro deles no dia 18 de março. "Para combater a doença, pedimos suporte do Exército, que já está nos ajudando desde fevereiro, e da Marinha", afirma Dinaci.

Ainda conforme a secretária, o trabalho é delicado, inclusive, porque se trata de investigar e atender animais de rua também. "Teoricamente, mesmo estando na rua, o animal tem dono. Então, por mais que tratemos os animais que estão dentro das residências, existem os que estão soltos e podem até mesmo ter escapado de casa", considera.

Primeiro caso de raiva humana em 20 anos é confirmado em paciente do HU
Um homem de 38 anos, que não teve a identidade divulgada, está internado no Hospital Universitário, em Campo Grande, com confirmação de raiva humana,...
Jovem morre ao colidir moto com caminhonete estacionada
Motociclista de 19 anos morreu, por volta da 1 hora deste domingo (22) ao colidir a moto que pilotava com uma caminhonete que estava estacionada na r...
Motociclista é abordado por dois homens e morto na rua com cinco tiros
Um homem foi morto atingido por cinco tiros, por volta das 3 horas deste domingo (22) no bairro da Granja, em Ponta Porã - distante 323 km de Campo G...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions