ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Após 2 anos de obras, ponte do Passo do Lontra vai ser inaugurada até maio

Marta Ferreira e Nadyenka Castro | 31/03/2012 11:44
Ponte está pronta e é a primeira em concreto da Estrada Parque. (Foto:Divulgação)
Ponte está pronta e é a primeira em concreto da Estrada Parque. (Foto:Divulgação)

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou na manhã deste sábado, durante a entrega da reforma do aeroporto Santa Maria, em Campo Grande, que deve ser inaudurada até o começo do mês de maio a ponte de concreto sobre o rio Miranda, na região do Passo do Lontra, na Estrada Parque, em Corumbá.

Nesta semana, a Cowan, construtora responsável, informou que entrega a obra ao Governo do Estado na próxima quarta-feira (4) e caberia à administração estadual agendar a inauguração e liberar o local para o tráfego.

A obra começou faz dois anos e está na fase de acabamento, o que inclui a terraplenagem nas cabeceiras da ponte, pintura e limpeza.

A ponte, de 240 metros, começou a ser construída em 28 de abril de 2010. Os trabalhos ficaram interrompidos por três meses, quando a cheia rompeu duas pontes e o serviço foi parado. Por causa disso inicialmente prevista para ficar pronta em janeiro deste ano, só foi concluída agora.

A estrutura tem 10,8 metros de largura e 13 metros de altura, 5 a mais do que o nível máximo a que o rio chega nesta altura, segundo a medição histórica.

Feita em concreto armado, a estrutura substitui a antiga ponte de madeira que constantemente necessitava de reparos, sobretudo, após os períodos de chuva.

É a primeira ponte no Estado que tem o chamado balanço suspensivo, para estruturas e viadutos com grandes vãos, no caso desta, de 100 metros de largura de margem a margem.

Os investimentos foram de R$ 16 milhões, metade do Ministério do Turismo e a outra medade milhões do Governo do Estado.

A Estrada Parque tem extensão total de 120 quilômetros e esta é a principal ponte da região, que leva a fazendas e pousadas bastante procuradas no Pantanal, nas regiões do Passo do Lontra, Curva do Leque e Porto da Manga.

Nos siga no Google Notícias