A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 21 de Janeiro de 2017

31/03/2012 11:44

Após 2 anos de obras, ponte do Passo do Lontra vai ser inaugurada até maio

Marta Ferreira e Nadyenka Castro
Ponte está pronta e é a primeira em concreto da Estrada Parque. (Foto:Divulgação)Ponte está pronta e é a primeira em concreto da Estrada Parque. (Foto:Divulgação)

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou na manhã deste sábado, durante a entrega da reforma do aeroporto Santa Maria, em Campo Grande, que deve ser inaudurada até o começo do mês de maio a ponte de concreto sobre o rio Miranda, na região do Passo do Lontra, na Estrada Parque, em Corumbá.

Nesta semana, a Cowan, construtora responsável, informou que entrega a obra ao Governo do Estado na próxima quarta-feira (4) e caberia à administração estadual agendar a inauguração e liberar o local para o tráfego.

A obra começou faz dois anos e está na fase de acabamento, o que inclui a terraplenagem nas cabeceiras da ponte, pintura e limpeza.

A ponte, de 240 metros, começou a ser construída em 28 de abril de 2010. Os trabalhos ficaram interrompidos por três meses, quando a cheia rompeu duas pontes e o serviço foi parado. Por causa disso inicialmente prevista para ficar pronta em janeiro deste ano, só foi concluída agora.

A estrutura tem 10,8 metros de largura e 13 metros de altura, 5 a mais do que o nível máximo a que o rio chega nesta altura, segundo a medição histórica.

Feita em concreto armado, a estrutura substitui a antiga ponte de madeira que constantemente necessitava de reparos, sobretudo, após os períodos de chuva.

É a primeira ponte no Estado que tem o chamado balanço suspensivo, para estruturas e viadutos com grandes vãos, no caso desta, de 100 metros de largura de margem a margem.

Os investimentos foram de R$ 16 milhões, metade do Ministério do Turismo e a outra medade milhões do Governo do Estado.

A Estrada Parque tem extensão total de 120 quilômetros e esta é a principal ponte da região, que leva a fazendas e pousadas bastante procuradas no Pantanal, nas regiões do Passo do Lontra, Curva do Leque e Porto da Manga.

Indígena de 21 anos é assassinado com facada no peito em aldeia
Um indígena de 21 anos foi morto no início da noite desta sexta-feira (20) após ser atingido com uma facada no peito, na aldeia Amambai, em Amambai -...
Homem com facão faz três pessoas da mesma família como reféns em casa
Três pessoas foram feitas reféns em uma casa na rua Rio de Janeiro, Centro de Sidrolândia - cidade localizada a 71 km de Campo Grande -, na manhã des...
UEMS recebe a partir de segunda-feira congresso de pesquisadores negros
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - recebe entre segunda-feira (23) e sáb...



parabens governador pela obra desta ponte q com ceteza vai benifenciar muito a populaçao daquela regiao e tambem o turismo estive la no dia 31 03 e vi este monumento. pesso ao senhor govrnador q tambem olhe para as pessoas q mora do lado da ponte estao presizando muito de uma moradia descente as aguas paradas embaixo dos barracos e o lixo fazem com q o mosquito se proliferam. eles te agradeçe
 
sebastiao vieira de arruda em 02/04/2012 08:24:48
Essa obra é sonho de toda uma região e libera aos sulmatogrossenses a oportunidade de conhecer uma das regiões mais lindas do planeta, onde se tem a satisfação de ver animais e flora exuberantes. Penso que essa noticia tinha de ser mais divulgada em nível nacional.
 
ROBSON AJALA LINS em 31/03/2012 09:08:17
Participei dessa obra, planilhando os projetos estruturais da ponte, e depois cortando e dobrando o aço Gerdau..
 
Guilherme Arruda em 31/03/2012 09:06:22
E de novo usam nivel histórica como parametro para dimensionar obra. Horas, é para usar tabela de frequencia de ocorrencias e a partir dai projeta-lo para duranta sua vida util resistir a qualquer altura esperado neste periodo futuro.
 
Marcos da Silva em 31/03/2012 07:28:41
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions