ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Prefeitura de Bodoquena afirma reconhecer problema do “lixão” e aguarda recursos para aterro

Paula Maciulevicius | 09/08/2011 15:17

Depois que leitor denunciou situação, prefeitura alega que coleta do lixo hospitalar tem tratamento e finalização adequada

Leitor e ambientalista, denuncia lixão em área rural de Bodoquena. Prefeitura se pronuncia dizendo que aguarda recursos. (Foto: Keny Marques)
Leitor e ambientalista, denuncia lixão em área rural de Bodoquena. Prefeitura se pronuncia dizendo que aguarda recursos. (Foto: Keny Marques)

Depois da denúncia do leitor Keny Marques ao Campo Grande News sobre um lixão irregular, na Colônia Três Irmãos, localizada 15 quilômetros depois de Bodoquena, a prefeitura afirmou que reconhece o problema e que está aguardando a liberação de recursos para implantação de aterro controlado.

Segundo divulgado em nota, a prefeitura explica que desde março do ano passado, a coleta de lixo hospitalar é feita por uma empresa terceirizada que dá tratamento e finalização adequada e que o processo é acompanhado pela Promotoria do Meio Ambiente do MPE (Ministério Público Estadual)

Na denúncia, o ambientalista Keny Marques, conta que no local foi encontrado lixo hospitalar, de uso humano e veterinário. O leitor até chegou a flagrar uma seriema se alimentando do lixo que está a céu aberto.

De acordo com Keny, a área onde o lixão está instalado tem aproximadamente o tamanho de três campos de futebol. O local ainda capta a água da chuva e envia para um córrego, a menos de 100 metros do depósito de todo o lixo.

Sobre a proximidade, a prefeitura nega que o lixo tenha toda essa extensão e confirma apenas 100 metros quadrados e que fica distante cerca de mil metros do córrego mais próximo.

No vídeo enviado por Keny, o lixão aparece no meio de uma área rural e guarda de tudo. Material reciclável junto de lixo doméstico, peças de carro, restos de construção e pneus, que somados criam um ambiente perfeito para a proliferação de mosquitos, inclusive o Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Na denúncia, o leitor cita que frequentemente são encontrados animais que buscam alimentos em meio a tanto lixo. Entre as irregularidades estão a escolha da área inadequada, o fato de não possuir licenciamento ambiental, nem obras de terraplenagem e impermeabilização do solo, para controlar a contaminação do lençol freático pelo chorume produzido.

O ambientalista detalha que o local precisaria de obras de drenagem, monitoramento tanto do sistema de tratamento de efluentes, como topográfico e das águas.

Sem a manutenção dos acessos e das instalações de apoio, o local que abriga todo o lixo está se deteriorando cada vez mais. “A região onde se encontra este lixão está morrendo aos poucos, bodoquenenses cuidem o que é de vocês”, pede.

Nos siga no Google Notícias