A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

09/01/2013 18:41

Prefeitura de Corumbá apresenta plano de ação contra a dengue

Nícholas Vasconcelos
Paulo Duarte (PT) anunciou as medidas para o combate à dengue. (Foto: Divulgação)Paulo Duarte (PT) anunciou as medidas para o combate à dengue. (Foto: Divulgação)

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PT), apresentou nesta quarta-feira (9) o plano de ação para o caso de uma epidemia de dengue na cidade. Segundo a Prefeitura, além da rede de saúde e administração municipal, o plano deve contar com apoio da Marinha e do Exército.

Veja Mais
Traficante é presa tentando levar maconha para 'boca de fumo' no Amapá
Marido agride mulher com garrafada e se tranca em casa com medo da polícia

“Não queremos ser alarmistas, mas também não queremos fugir da realidade, que hoje é preocupante”, afirmou o prefeito Paulo Duarte.

O Lira (Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti) de 2013 apontou uma situação de pré-epidemia. “Vivemos uma situação bastante preocupante, de pré-epidemia. O levantamento mostrou que estamos nove vezes acima do índice aceitável, que é de 1%”, explicou Duarte.

Segundo o levantamento, os bairros Centro América e Arthur Marinho apresentaram os números mais altos do levantamento e, por isso, vão receber uma atenção maior da Prefeitura. As ações serão intensificadas inclusive no Centro, onde o índice está 5% acima do tolerável.

O prefeito afirmou que vai buscar o dialogo com os proprietários de imóveis fechadas ou abandonadas, e se necessário, serão tomadas das medidas judiciais cabíveis.

 

Marinha garantiu apoio as ações de combate aos focos e apoio aos pacientes com dengue. (Foto: Divulgação)Marinha garantiu apoio as ações de combate aos focos e apoio aos pacientes com dengue. (Foto: Divulgação)

A avaliação da Secretária de Saúde mostrou que os depósitos no nível do solo, como caixas, tambores e outros reservatórios usados para armazenar água, continuam sendo os maiores criadouros do mosquito Aedes aegypti. Eles representam 52,7% do total do município, os depósitos móveis , como por exemplo, os vasos de plantas, respondem por 26% do total e os depósitos fixos outros 3%.

O acúmulo de lixo e outros resíduos sólidos foram responsáveis por 13% do número dos focos.
Em caso de epidemia, a população deve procurar as UBS (Unidades Básicas Saúde) como melhor alternativa para tratamento. A Santa Casa de Corumbá também reservou 20 leitos na Santa Casa.

Parcerias – Nesta quarta-feira (9), Paulo Duarte também se reuniu com o contra-almirante Rodolfo Frederico Dibo, comandante do 6º Distrito Naval de Ladário.
A Marinha vai disponibilizar até 40 homens para auxiliar no combate aos focos de dengue, assim como o Exército.

A secretária Denaci Ranzi hoje as reuniões com a equipe da Marinha, destacada pelo contra-almirante Dibo, para acertar detalhes dessa parceria que prevê instalação de tendas especiais em bairros estratégicos, que funcionarão como unidades de saúde móvel, dotadas de estrutura necessária para atender pacientes, inclusive com hidratação por até 12 horas.

Marido agride mulher com garrafada e se tranca em casa com medo da polícia
Mulher de 42 anos foi agredida pelo marido com uma garrafada no sábado (3), após ser vista conversando com as amigas em sua casa em Dourados, distant...
Domingo é de redação no segundo dia de prova do Enem em Paranaíba
Candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Paranaíba, distante 422 quilômetros de Campo Grande, fazem neste domingo (4) as provas de reda...



O Prefeito vai ter muito trabalho em Corumbá, infelizmente o povo corumbaense não tem esta disciplina de manter os quintais limpos, o povo vai ter que ser parceiro da administração, infelizmente somente o prefeito e sua equipe não vai dar conta não!!! vamos colaborar população de Corumbá, creio que o Paulo será um excelente prefeito para nossa querida cidade branca.
 
Marcelo Pinheiro De Medeiros em 09/01/2013 19:44:35
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions