ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Promotor recomenda que Câmara Municipal reveja promoções de servidores

Priscilla Peres | 30/10/2014 14:25

O MPE/MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), recomendou que o Presidente Câmara Municipal de Nova Andradina - distante 300 km de Campo Grande, Vereador Newton Luiz de Oliveira (PMDB), reveja o aumento salarial concedido a funcionários da casa.

O Promotor de Justiça Alexandre Rosa Luz, responsável pelo caso, recomendou também que a Câmara informe ao MPE, em até 15 dias após o recebimento da recomendação, a concordância do Legislativo sobre as providências solicitadas. Em caso de não acatamento da Recomendação, o MPMS poderá adotar as medidas legais por omissão no dever de agir, inclusive mediante o ajuizamento da ação civil pública cabível.

A Câmara também tem 60 dias para tomar providências adotadas e a relação a esses servidores com a informação sobre o vínculo que possuem com o Legislativo, a respectiva data e cargo de ingresso no serviço público e eventuais promoções.

Para elaborar as Recomendação, o Promotor considerou que, conforme previsto na Lei Complementar Municipal nº 079, de 14 de junho de 2006, alterada pela Lei Complementar Municipal nº 135, de 4 de janeiro de 2012, os cargos de provimento efetivo são divididos em três grupos ocupacionais, TNS (Técnico de Nível Superior ), SAX (Serviços Auxiliares ) e ADM (Apoio Administrativo ); que, as classes que compõe o mesmo grupo ocupacional constante das Leis Complementares Municipais nº 079/2006 e nº 135/2012 não consubstanciam uma mesma carreira, inclusive porque os cargos que as compõem são todos acessíveis por concurso público.

O Promotor ainda considerou que, conforme confirmado pelo Poder Legislativo Municipal, existe servidor aprovado para o cargo de agente administrativo, pertencente ao grupo ocupacional de serviços auxiliares, que obteve promoção no ano de 2011 para o cargo de assistente de administração, pertencente ao grupo ocupacional de técnico de nível superior; que, nos termos do art. 18 do Regimento Interno da Câmara Municipal, “o Presidente é o representante legal da Câmara nas suas relações externas, cabendo-lhe as funções administrativas e diretivas das atividades internas”.

O Presidente Câmara, Vereador Newton Luiz de Oliveira, disse que está ciente das recomendações e providenciando a resposta para o MPE/MS. "Já repassei para a assessoria jurídica que está cuidando do caso, mas a promoção de pelo menos quatro funcionários são de administrações anteriores e não da minha, mas se tiver errado vamos organizar", disse ele que assumiu a presidência em janeiro de 2013.

Nos siga no Google Notícias