ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Transporte quebrado e atolado deixa alunos sem aula por uma semana em MS

Estudantes que moram em fazendas de Água Clara acabam prejudicados no desempenho escolar

Por Cassia Modena | 29/03/2024 11:48

No ano passado, ter que faltar às aulas quando os ônibus ou vans escolares quebraram ou atolaram nas estradas rurais de Água Clara contribuiu para o filho de cozinheira da Fazenda Rio Verde - Retiro 2 ter ficado de recuperação na escola.

"Não conseguia acompanhar os conteúdos. Teve que fazer reforço para passar de ano", diz Cleonice Ferreira de Campos, a funcionária do local e mãe do menino.

O problema se repete este ano. Nesta semana, o estudante conseguiu assistir só a duas aulas. "Ele acorda 4 horas da manhã e fica chateado quando recebemos mensagem avisando que a van não vai passar. Prejudica muito ele na escola", fala a mãe.

O garoto estuda na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, localizada a cerca de 90 quilômetros da fazenda. Cleonice conta que, às vezes, ele também fica sem transporte para voltar para casa. "Quando é assim, vai o gerente da fazenda buscar de caminhonete, mas não deveria acontecer", diz.

Quebradeira - Outra mãe de aluno que mora em fazenda, Creonice Aparecida compartilhou os vídeos acima, que mostram o desatolamento de uma van escolar que está sem para-choque nesta semana.

Vereador do município que já denunciou ao Ministério Público Estadual as más condições das estradas rurais e dos veículos escolares no ano passado, Alfredo Alexandrino diz que motoristas contam não estarem conseguindo levar as vans e ônibus quebrados para conserto na oficina credenciada para atender a prefeitura.

Um dos veículos chegou a perder o freio nesta semana e cair num buraco, segundo relato de motorista em áudio, compartilhado pelo parlamentar.

O Campo Grande News fez contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Água Clara. Em nota, explicou que "nas últimas semanas, o município sofreu com fortes chuvas, o que gerou transtornos para a população" e então, "foram realizadas manutenções nas estradas próximas às fazendas: Cervo, São Domingos, Lambari, ZUM ZUM, Catira, Querência 2 e Nossa Senhora Aparecida".

Manutenção sendo feita em estrada nesta semana (Foto: Divulgação/Prefeitura de Água Clara)
Manutenção sendo feita em estrada nesta semana (Foto: Divulgação/Prefeitura de Água Clara)

Mais estradas devem receber o serviço de manutenção, para evitar atolamentos. "O cronograma da Secretaria de Infraestrutura prevê atender a partir de segunda-feira (1º) as proximidades da fazenda Marília, os Retiros 1,2 e 3, e também o trecho do Bar dos Patos, Baldasso e Fazenda Vertente", afirma.

A nota também pede paciência. "Como o município está passando por um período de chuvas intensas, é preciso entender que a manutenção das estradas deve ser realizada com maior atenção. É necessário esperar que o barro seque para que, assim, as máquinas possam realizar o trabalho. Diante disso, a manutenção leva mais tempo que o normal", justifica.

Em relação ao contrato de manutenção de veículos, afirma que está vigente até 4 de abril. A assessoria não confirmou se a manutenção no estabelecimento contratado foi negada. "Está em curso um aditivo de prazo para que não haja nenhuma suspensão, já que o serviço é contínuo", pontua.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias