ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Investigação de acidente que matou advogado não terminou após um ano

Luana Rodrigues | 06/12/2015 15:21
Avião caiu em 6 de dezembro e matou dois ocupantes. (Foto: Lucimar Couto)
Avião caiu em 6 de dezembro e matou dois ocupantes. (Foto: Lucimar Couto)

Um ano após o acidente que matou o advogado Marco Túlio Murano Garcia, e o piloto de avião Genese Pereira, ainda não há uma conclusão sobre as causas da tragédia. Os dois estavam em um Cesna 206, quando a aeronave caiu em Jaraguari, distante 25 quilômetros de Campo Grande. O acidente ocorreu no dia 06 de dezembro do ano passado, e na época, a polícia suspeitava de pouso forçado.

De acordo com o delegado Fabiano Nagata, responsável pelo caso, sete pessoas foram ouvidas, entre elas mecânicos e pilotos de avião, mesmo assim, o inquérito que deve ser finalizado até o final deste ano, não tem conclusões sobre a causa do acidente. "Foi um fato muito grave, com duas mortes, então precisávamos investigar até a última possibilidade para tentar descobrir a causa", explicou o delegado.

Segundo ele, o inquérito exigiu prorrogações sucessivas pela complexidade técnica e a tendência é que seja concluído sem indiciamento. “Não há como indiciar. Se tiver algum erro, foi culposo”, diz o delegado. Também foi anexado laudo do local da queda. Contudo, conforme o delegado, o ideal era ter acesso as informações da investigação do Cenipa (Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos).

Conforme o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), a investigação das causas do acidente ainda está em andamento. Segundo o Centro, a necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes prováveis ou hipotéticos do acidente garante a liberdade de tempo para a investigação. Dessa forma, não há prazo definido para a conclusão de qualquer investigação conduzida pelo , dependendo sempre da complexidade do acidente

Ainda de acordo com o Cenipa, a investigação não é para apontar culpado, mas identificar os fatores que contribuíram para o acidente aéreo e emitir recomendações de segurança para que não tenha outro evento parecido. Uma equipe foi ao local e faz levantamento de dados por meio de fotografias e entrevistas. Em média, a investigação demora um ano.

O acidente - O avião decolou do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande, com destino a acidade de Aquidauana, mas caiu cerca de 13 minutos após a decolagem. "Foi uma tragédia muito grande e a falta de conclusão é ruim para a família, para os amigos que esperam uma resposta", considera o advogado Mansur Elias Karmouche, que tinha uma amizade há mais de 30 anos com o advogado.

A esposa de Marco Túlio, Karina Abussafi Garcia disse que a família acompanha as investigações tanto da Polícia Civil, quanto do Cenipa. "Estamos recebendo respostas deles sim, que estão investigando, é um caso delicado, acreditamos que demora mesmo", disse.

Garcia havia disputado a presidência da OAB seccional de Mato Grosso do Sul, em 2012. “Ele sempre esteve envolvido e a instituição, lamentamos muito a perda”, destacou o presidente da instituição.

Nos siga no Google Notícias