ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Juiz manda escola matricular criança com cinco anos

Redação | 22/01/2010 13:16

Nova liminar da Justiça determina à Secretaria Estadual de Educação a matrícula de crianças com cinco anos no primeiro ano do ensino fundamental. A decisão é do juiz em substituição da 2ª Vara Cível de Nova Andradina, Robson Celeste Candelorio, que acatou pedido do MPE (Ministério Público Estadual) em ação civil pública.

A decisão altera a Resolução 2.318 da Secretaria Estadual de Educação que proibiu a matrícula de criança que completar seis anos após o início do ano letivo. O MPE alegou que a regra fera a Constituição e cria tratamento desigual entre as crianças sul-mato-grossenses.

Em sua decisão, o magistrado analisou que, diante da regra atual "todas as crianças que nasceram a partir do mês de março estarão em séria desvantagem em relação àquelas que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro, o que resulta em tratamento desigual e discriminatório, incompatível, portanto, com a Constituição Federal".

O juiz de Nova Andradina salientou em sua decisão que nada impede que o Estado implante mecanismos de avaliação do acesso ao estudo de acordo com a capacidade do aluno. No entanto, é ilegal esta medida apenas levar em consideração o critério da idade no início do ano letivo, deixando de levar em consideração a aptidão e a capacidade individual de cada criança. Isto porque viola o direito constitucionalmente assegurado de ter acesso aos níveis mais elevados de ensino conforme a capacidade de cada um, o que está disposto no art. 208 da Constituição e no art. 54, V do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O magistrado concedeu o pedido da liminar e determinou que o Estado autorize, no âmbito estadual, a matrícula na primeira série do ensino fundamental de crianças que completem seis anos no decorrer do ano letivo. Na decisão, o juiz também determinou que todas as escolas de rede pública e privada sejam notificadas sobre a decisão para assim cumprirem a medida liminar. Quem descumprir a medida estará sujeito a multa diária no valor de R$ 500,00 por aluno.

Nos siga no Google Notícias