ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Júri de acusadas de aborto pode ser adiado novamente

Redação | 08/04/2010 07:28

Corre o risco de ser adiado mais uma vez, pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, o júri popular das quatro mulheres acusadas de praticar 25 abortos, quando eram funcionárias da clínica da médica Neide Mota Machado, que morreu no ano passado. A sessão de julgamento, que estava prevista para começar às 8h, ainda não foi aberta.

O motivo da demora é que os dois promotores que haviam sido afastados da acusação, no mês passado, a pedido da defesa, conseguiram liminar no Tribunal de Justiça permitindo atuar no julgamento. O mandado de segurança foi concedido ontem pelo desembargador Dorival Moreira dos Santos.

Diante disso, o advogado de uma das rés, Renê Siufi, informou esta manhã que pedirá novamente ao juiz Aluízio Pereira dos Santos que seja adiada a sessão. Segundo ele não faz sentido realizar o júri com base em uma decisão provisória, que pode cair lá na frente anulando todos os trabalhos realizados.

Os promotores que conseguiram a decisão, Luciana Jorge e Paulo Cezar Passos, atuam desde o início do caso, em 2007, mas foram afastados porque a defesa da psicóloga Simone Aparecida Cantaguessi de Souza, uma das rés, alegou que esta havendo "excesso de acusação", pois havia 3 promotores no caso, e dois deles, Luciana e Paulo, não são lotados na 2ª Vara. Quem atuaria é o promotor Douglas Santos, que é dessa Vara.

O júri já havia sido adiado no dia 24 de fevereiro, justamente por causa do pedido de afastamento dos promotores, acatado posteriormente pelo juiz.

O caso -O julgamento tem como rés, além da psicóloga Simone, as enfermeiras Libertina de Jesus Centurion, Maria Nelma de Souza e Rosângela de Almeida. A expectativa é que, além de polêmico, seja um dos mais longos já ocorridos no Fórum de Campo Grande. A previsão do juiz titular da 2ª Vara, Aluízio Pereira dos Santos, é que sejam pelo menos 3 dias de duração.

Cada jurado deverá responder 512 quesitos sobre as acusadas. O magistrado requisitou que fosse providenciado hotel e alimentação para os jurados, em razão da demora prevista.

Os jurados vão ser indagados sobre cada um dos abortos que teriam sido praticados pelas rés, e a cada caso, são 5 perguntas. Por isso, serão 25 séries de perguntas para cada réu, somando 125 quesitos, e um total de 500

O acesso ao plenário é liberado até o limite de lotação, de 120 pessoas, e manifestações contrárias ou favoráveis só serão aceitas do lado de fora. O local não está cheio e não observadas manifestações nem do lado externo nem dentro.

O caso chamou a atenção do País para as discussões sobre o alto número de abortos clandestinos e a previsão era de participação de representantes de entidades que defendem a descriminalização do aborto e que ameaçaram, inclusive, denunciar o caso ao mundo todo.

O julgamento ocorre quase 3 anos depois que a clínica da médica anestesista Neide Mota Machado foi fechada, após uma reportagem exibida na TV Globo mostrar para todo o País uma realidade que muitos conheciam há vários anos no Estado. A clínica funcionou por mais de 20 anos.

Nos siga no Google Notícias