ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Magistrados de MS podem ter reajuste de 14,09% em 2010

Redação | 01/09/2009 16:17

Os 207 juízes de Mato Grosso do Sul poderão ter reajuste de 14,09% nos salários a partir de fevereiro de 2010. A medida será possível com o aumento no valor pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal, que é usado como parâmetro para definir o salário dos magistrados no Estado.

O maior valor pago ao desembargador, que equivale ao vencimento do ministro do STF, pode passar de R$ 24,5 mil para R$ 27,5 mil. O STF encaminhou projeto de lei à Câmara dos Deputados propondo o aumento escalonado em três vezes: setembro e novembro deste ano e fevereiro de 2010.

O texto faz parte do pacote de 11 projetos que foram encaminhados à Casa até a madrugada desta segunda-feira com sugestões de aumentos salariais numa série de carreiras do Executivo e Judiciário.

O projeto do STF prevê reajuste de 5% nos salários dos ministros em setembro de 2009, outros 4,6% em novembro e mais 3,88% em fevereiro de 2010. Na justificativa do texto, o presidente do STF, Gilmar Mendes, afirma que o montante do reajuste corresponde à variação acumulada do IPCA entre os anos de 2006 e 2008.

Outro projeto encaminhado à Câmara eleva no mesmo percentual de 14,09%, de forma escalonada, o salário do procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos - que também adotou o IPCA no cálculo do reajuste.

Mato Grosso do Sul - Com a decisão do STF, o Tribunal de Justiça poderá promover o reajuste no vencimento dos 30 desembargadores e 177 juízes. A medida também poderá ter impacto no vencimento pago aos promotores de Justiça, ao governador do Estado e secretários estaduais, que tem os vencimentos fixados com base no valor do Supremo.

No Poder Judiciário, o desembargador recebe o mesmo valor do ministro do STF. Os vencimentos dos demais magistrados, de entrância especial, de primeira entrância e substitutos, são fixados com base no maior subsídio.

Nos siga no Google Notícias