ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Médicos mantém ameaça de greve, mas adiam início para segunda-feira

Sindicato pondera que a categoria está lutando por melhorias salariais

Yarima Mecchi | 22/06/2017 10:58

O médicos da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) adiaram o início da greve para a próxima segunda-feira (26). Durante coletiva de imprensa na terça-feira (20) a categoria anunciou ia parar no sábado (24) por conta do impasse entre eles e a Prefeitura de Campo Grande com relação ao reajuste salarial.

Nesta quinta-feira (22) o SindMed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) anunciou que vai parar as atividades na segunda-feira porque tem que esperar 72h após comunicar oficialmente os órgãos competentes, conforme determina a Lei 7.783 de 28 de junho 1989, que regulamenta o exercício do direito de greve, define as atividades essenciais, regula o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

Por meio de nota, o sindicato pondera que a categoria está lutando por melhorias salariais desde março, e durante as negociações com a prefeitura, os reajustes oferecidos eram em cima de gratificações impostas por decreto e que podem ser retiradas a qualquer momento.

"O esperado é uma oferta de reajuste em cima do salário base, que há três anos é de R$ 2.516,72", diz a nota.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) disse que o setor jurídico ainda não recebeu o ofício informando a greve dos médicos.

Paralisação - Durante coletiva de imprensa na terça-feira, os médicos explicaram os motivos de reinjetarem a proposta da Prefeitura de Campo Grande e a classificaram como indecorosa, absurda, fizeram várias críticas e confirmaram greve por tempo indeterminado. A proposta da prefeitura foi de 6% de reajuste no plantão e 30% na gratificação por desempenho.

A alternativa do executivo municipal, foi negada pelos profissionais da saúde, após ser amplamente debatida em assembleia.

A última proposta feita pela classe à prefeitura - e que foi recusada -, de acordo com os profissionais, proporcionaria uma economia de R$ 3,8 milhões aos cofres públicos, baseada no corte de gratificações aos médicos.

Nos siga no Google Notícias