ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Ministro visita escola e destaca papel de crianças no combate a mosquito

Amanda Bogo e Adriano Fernandes | 02/12/2016 16:34
Ministro fala para as crianças sobre a importância da conscientização ao combate do mosquito Aedes Aegytpi (Foto: Adriano Fernandes )
Ministro fala para as crianças sobre a importância da conscientização ao combate do mosquito Aedes Aegytpi (Foto: Adriano Fernandes )

O ministro-chefe de Gabinete de Segurança Institucional do Brasil, Sérgio Etchgoyen, destacou a importância das crianças no combate ao Aedes aegypti. A afirmação foi feita durantea visita na escola Plínio Mendes dos Santos, no bairro Guanandi, no período da tarde desta sexta-feira (2), parte de ação nacional contra o mosquito em Campo Grande.

As atividades acontecem desde a manhã de hoje. Às 14h30, estiveram na solenidade o ministro, junto com o prefeito, Alcides Bernal (PP), o secretário municipal de Governo, Odimar Marcon, o secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, entre outras autoridades.

Em sua fala direcionada aos alunos da escola primária, o ministro-chefe destacou a importância das crianças no combate ao mosquito Aedes aegypti. “O combate ao mosquito é uma guerra diária, mas o Brasil escolheu um dia em específico para essas ações. Os super-heróis mais importantes dessa guerra são as crianças”.

Agentes e autoridades durante vistoria em residência (Foto: Adriano Fernandes)
Agentes e autoridades durante vistoria em residência (Foto: Adriano Fernandes)

Após a cerimônia, autoridades e agentes de saúde foram em ato simbólico visitar uma residência no bairro Guanandi, onde foi realizada uma vistoria em busca de focos. Lá foram encontrados diversos possíveis criadouros do inseto.

Janaína Francisca da Silva, 32 anos, moradora da residência, contou que tanto ela quanto os filhos já tiveram dengue, mas que o alto custo dificulta que o local seja limpo com frequência. “Infelizmente cada vez que mando alguém para limpar o terreno, tenho que gastar no mínimo cem reais só de caçamba para recolher o lixo”, justificou.

Índice – De acordo com o coordenador do CCEV (Centro de Endemias e Vetores) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Alcides Ferreira, o bairro Guanandi é o terceiro da cidade com maior índice de infestação de mosquitos por imóveis. “Por isso escolhemos esse bairro para receber a ação agora a tarde”, afirmou.

O Jardim Noroeste é o com índice mais alto da cidade, registrando 2,0%. Em seguida está o Jardim Caiobá, com 1,9%. O bairro Guanandi é o terceiro com 1,7% de índice de infestação.

O secretário de saúde, Ivandro Fonseca, confirmou que só neste ano foram 12 mortes causadas pelo mosquito no geral. "As ações vão continuar de forma efetiva no combate aos focos do mosquito, mas sabemos que é importante a conscientização e educação de toda a população, não só nas periferias mas por toda cidade".

Até o dia 30 de outubro de 2016 foram feitas 8.555 fiscalizações relacionadas à dengue; 278 notificações foram emitidas; 80 autos de infração. O número de denúncias pela ouvidoria foi de 1654 de acordo com o setor de fiscalização da vigilância sanitária. 

Feliz com a conscientização - Após o ato, o ministro Sérgio Etchgoyen concedeu entrevista a imprensa que estava acompanhando o evento. Ele afirmou deixar Campo Grande feliz com o trabalho de combate que está sendo realizado na cidade.

“Saio feliz de Campo Grande porque aqui vi crianças motivadas. É uma conscientização que começa de baixo para cima. A partir do momento que os professores, a escola, conscientiza seus alunos, eles chegam em casa e cobram, exigem e até fiscalizam os próprios pais. Se eles cobram a mudança de um gesto simples como combater o mosquito que seja uma vez por semana, que é o tempo de fecundação do mosquito, isso já vai ter um grande impacto a favor do combate ao mosquito”, finalizou.

Após deixar o local, Etchgoyen retona a Brasília. O mutirão no bairro Guanandi segue durante toda a tarde desta sexta-feira. 

Nos siga no Google Notícias