ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Dono de ferro-velho irregular é detido durante ação contra Aedes aegypti

Alberto Dias e Yarima Mecchi | 02/12/2016 10:26
Homem é levado à delegacia por manter ferro velho irregular. (Foto: Fernando Antunes)
Homem é levado à delegacia por manter ferro velho irregular. (Foto: Fernando Antunes)

A mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, que acontece nesta sexta-feira (2) em todo o Brasil, culminou na primeira autuação em Campo Grande. Odair Custódio Inácio, 49 anos, foi conduzido à Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista) e responderá por crime ambiental por manter um ferro-velho irregular no quintal de casa, na Rua das Perdizes, Jardim Noroeste.

Participam das diligências investigadores da policia civil, equipes de agentes de saúde e da vigilância epidemiológica. No local, o secretário Municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, explicou à reportagem que o funileiro já foi autuado pela Prefeitura diversas vezes e, por ser reincidente, o valor da multa é dobrado ou triplicado, e vai de R$ 100 a R$ 15 mil.

A equipe convocou ainda o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para avaliar a presença de vários cães junto ao entulho. “As condições são insalubres”, avaliou o secretário.

Já os agentes não encontraram focos do mosquito, apesar de haver água parada com possíveis criadouros. Ao todo, 600 agentes de saúde estão mobilizados hoje na Capital, junto a 1500 agentes comunitários, segundo informou a Sesau. Pela cidade, 20 carros de fumacê borrifam veneno. Além da dengue, a preocupação da Secretaria de Saúde se volta à chikungunya, que teve 7 casos registrados em Campo Grande este ano.

Ao Campo Grande News, Odair justificou que estava apenas trabalhando no ferro velho que montou há cerca de um ano no local. Anteriormente, o negócio funcionava em outra casa, na mesma rua, e também havia sido notificado.

“Eu trabalho da 5 da manha às 23h da noite e ninguém vê isso”, disse emocionado. Na delegacia, ele deve assinar um termo circunstanciado de ocorrência, prestar depoimento e ser liberado em seguida. Já o ferro velho permanecerá interditado.

Nos siga no Google Notícias