ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

MPF deve receber na 6ª relatório do Incra sobre vistoria em assentamentos

Fabiano Arruda | 16/08/2011 17:42

Relatório foi entregue ontem pelo órgão à Justiça Federal. Levantamento foi realizado em 16 municípios

Levantamento foi realizado entre os meses de maio e julho em mais de 11 mil lotes em assentamentos do Estado; Incra aponta que 27,5% estão irregulares. (Foto: Divulgação)
Levantamento foi realizado entre os meses de maio e julho em mais de 11 mil lotes em assentamentos do Estado; Incra aponta que 27,5% estão irregulares. (Foto: Divulgação)

O MPF (Ministério Público Federal) deve receber na sexta-feira o relatório do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) com dados referentes ao levantamento de 11,1 mil lotes em 69 assentamentos em Mato Grosso do Sul, realizado entre os meses de maio e julho.

O relatório foi entregue ontem na vara da Justiça Federal em Naviraí, que vai remeter o levantamento para parecer do MPF.

Depois, o relatório volta para a Justiça Federal, onde o juiz Clorisvaldo Rodrigues do Santos decide se o trabalho sanou as exigências solicitadas.

Segundo informações do Incra 72,43% dos beneficiários residem nos lotes de forma irregular e os outros 27,5% foram apontados como irregulares, o que corresponde a mais de 3 mil lotes.

Ainda conforme o instituto, os donos serão notificados e têm prazo para apresentar defesa. Em geral, as irregularidades mais comuns são venda de lotes, abandono, arrendamento e sucessão em virtude morte do titular.

Em entrevista ao Campo Grande News no começo deste mês, o procurador da República, Marco Antônio Delfino, sinalizou que, com o número de lotes irregulares, não haverá necessidade de comprar de novos lotes para a Reforma Agrária em Mato Grosso do Sul.

“Queremos que a cultura de venda de lotes seja quebrada”, opinou o procurador, afirmando que a partir da comprovação da irregularidade, os proprietários, além de abandonar o lote, terão de devolver qualquer verba destinada pelo Incra e que serão acusados de crimes como estelionato e, no caso de suborno a funcionários do órgão, também de corrupção ativa.

O levantamento foi uma exigência para destravar a reforma agrária. O pedido partiu do MPF após a descoberta de participação de funcionários do Incra e líderes de movimentos sociais na venda e regularização de lotes ocupados ilegalmente, através da emissão de documentos falsos. O esquema foi revelado durante a operação Tellus, realizada pela Polícia Federal em agosto do ano passado.

Conforme o Incra, as vistorias foram realizadas em lotes de 16 municípios: Amambaí, Anaurilândia, Angélica, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Tacuru e Taquarussu.

Nos siga no Google Notícias