ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

MPF pede informações ao BNDES sobre participação na fusão do Pão de Açúcar com o Carrefour

Débora Zampier, da Agência Brasil | 11/07/2011 20:48

A intenção do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de participar da fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour será investigada pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF). A instituição quer esclarecer a legalidade de uma possível operação e o interesse público no uso de recursos do BNDES.

Apesar de o BNDES ter anunciado a intenção de participar com cerca de R$ 4 bilhões na operação, os recursos não foram liberados porque não houve acordo entre o Pão de Açucar e a Casino, empresa francesa que é sócia do grupo brasileiro. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, já anunciou que o banco não entrará no negócio se não houver acordo entre os sócios.

Mesmo sem a concretização da operação, o MPF/DF informou que vai apurar a origem dos recursos e como é feita a escolha dos projetos a serem financiados pelo banco. Para tanto, encaminhou ofício a Coutinho pedindo esclarecimentos sobre a modalidade de apoio financeiro pedida pelo Grupo Pão de Açúcar. O Ministério Público Federal também quer saber se o grupo atende aos requisitos mínimos para pleitar o financiamento e quais os critérios para as prioridades nos investimentos do banco.

Em outro ofício encaminhado à Controladoria-Geral da União (CGU), o MPF/DF quer saber se alguma auditoria já foi feita no BNDESPar, envolvido na operação, em relação aos financiamentos concedidos a empresas privadas. As informações devem ser enviadas ao MPF/DF em até 15 dias.

Nos siga no Google Notícias