ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

MS aparece na 21ª posição no ranking de corrupção da Polícia Militar

Gabriel Neris | 07/04/2013 19:49

Dados da Pesquisa Nacional de Vitimização colocam Mato Grosso do Sul na 21ª colocação do ranking de corrupção da Polícia Militar, com 0,58% de extorsão das vítimas. A pesquisa foi encomendada pelo Ministério da Justiça e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ao Datafolha e divulgada pelo jornal carioca Extra.

O instituto ouviu 78 mil pessoas nos 26 estados e no Distrito Federal. A pesquisa questionava se as vítimas já foram vítimas de extorsão por parte da Polícia Militar.

Conforme o Ministério da Justiça, pesquisa como essa procura captar ocorrências de eventos criminais na população, para compará-los com dados oficiais registrados pelas polícias, classificando por localidade, estrato social, cor da pele, idade, sexo e renda.

De acordo com o jornal carioca, 2,6% das pessoas ouvidas responderam terem sido vítimas de extorsão. O levantamento aponta que cresce a probabilidade de uma pessoa ser alvo da PM ao analisar o perfil do extorquido.

Os pós-graduados têm nove vezes mais chance de sofrer extorsão. Entre as vítimas, 59% delas têm escolaridade acima do ensino médio. Quem ganha mais de R$ 13.560 tem 5,8 mais chances do que aqueles que ganham até R$ 678.

Por faixa etária, o grupo entre 25 e 34 anos é a maior vítima, representando 36,4% dos entrevistados.

O estado que aparece na primeira colocação é o Rio de Janeiro com 30,23%, seguido por São Paulo, com 18,22%, Pará, 6,49%, Pernambuco, com 6,05%, e Bahia, que tem 5,08%.

Abaixo de Mato Grosso do Sul no ranking aparecem Piauí, com os mesmos 0,58%, Sergipe, com 0,48%, Tocantins e Rondônia, ambos com 0,19%, além de Acre e Roraima, com 0,04%.

Nos siga no Google Notícias