ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

MS cumpre meta, mas ainda tem 43 inquéritos sobre mortes sem concluir

Nadyenka Castro | 23/02/2012 16:47

De acordo com o promotor Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos a maioria das investigações terminou com autoria apontada

Na contramão de números nacionais, Mato Grosso do Sul cumpriu a meta do Governo Federal sobre investigação de assassinatos e tentativas. De acordo com o promotor de Justiça Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos, em dezembro do ano passado, 92% dos inquéritos relacionados a crimes contra a vida ocorridos até 31/12/2007 já estavam encerrados.

Apesar de o Estado ter alcançado o objetivo imposto pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Estratégia Nacional de Segurança Publica, ainda faltam 43 inquéritos para serem concluídos.

Enquanto no Estado só faltava 8% para concluir todos os inquéritos - 1401 ao todo, segundo o promotor - , no País ainda era preciso resolver 20%. Conforme reportagem da Folha de São Paulo, no Brasil, até o último mês de 2011, apenas 28 mil de 143 mil procedimentos tinham sido encerrados.

Douglas Oldegardo esclarece que, mesmo ainda faltando inquéritos para serem concluídos, Mato Grosso do Sul cumpriu a determinação porque a meta “era alcançar 90% até dezembro”. E esse número já mudou. “Até ontem já tinham sido encerrados 97%”, afirma.

Segundo o promotor, a maioria dos inquéritos teve autoria apontada. “Foi mais ou menos 100% maior do que a média”, diz referindo-se às investigações de crimes ocorridos recentemente. “Para nós é mais que positivo”, comemora. Já no País, de acordo com reportagem da Folha de São Paulo, do total de inquéritos concluídos, 80% foi arquivado sem apontar soluções.

Douglas Oldegardo explica que no Estado só foram arquivados inquéritos “sem nenhuma perspectiva de solução”. “É natural que em uma parcela não encontre”, justifica. Para arquivar uma investigação, a Polícia precisa de aval do Ministério Público e da Justiça.

Os 43 inquéritos que ainda faltam para atingir 100% do total podem ser concluídos até abril, quando começa outro objetivo: a investigação de crimes ocorridos até 31/12/2008.

Nos siga no Google Notícias